Catarinenses podem participar da 1ª Conferência de Proteção e Defesa Civil Virtual

article

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e a Defesa Civil de Santa Catarina convidam a população Catarinense à participar da 1ª Conferência Virtual  de Proteção e Defesa Civil. A programação teve início no dia 11 e segue até o dia 29 de agosto pelo site

O Portal e-Democracia foi desenvolvido pelo Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados e é amplamente utilizado para realização de etapas virtuais de conferências nacionais.

De 23 a 26 de agosto, será iniciada a etapa – Escolha propostas prioritárias’. Nela, os participantes priorizam as ideias debatidas na fase anterior, e de onde sairá o conjunto de princípios e diretrizes que vão compor o caderno de propostas da etapa nacional.

Entre os dias 27 a 29 de agosto, estará disponível o questionário de avaliação da 1ª Conferência Virtual de Proteção e Defesa Civil, que constitui a última fase: Avalie a conferência virtual’.

Além dos fóruns, especialistas e profissionais, que trabalham com proteção e defesa civil, falarão sobre temas de interesse nas salas de bate-papo. A agenda com a indicação dos profissionais e horários das conversas estará disponível na comunidade da 1ª Conferência Virtual.

A intenção é reduzir o risco de desastres e discutir formas de prevenção para manter a população protegida. A 1ª Conferência Virtual ocorrerá por meio do Portal e-Democracia. Serão definidos até 10 princípios e 30 diretrizes para a etapa nacional da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, que ocorre em Brasília, entre os dias 04 e 06 de novembro.

Em Março deste ano, a Defesa Civil de Santa Catarina realizou a II Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil. Cerca de 500 pessoas participaram e elegeram os delegados e prioridades que farão parte das discussões na capital federal.

Sobre a 2ª CNPDC

Entre novembro de 2013 até junho de 2014, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil contabilizou a realização de mais de 1,8 mil conferências municipais/intermunicipais, 22 estaduais e 19 livres.

A 2ª CNPDC tem a proposta de definir princípios e diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, criando condições para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12).