Celesc pede atenção, mas sistema elétrico opera dentro da normalidade

A Celesc informou no final da manhã desta quinta-feira (8) que, apesar dos elevados níveis de chuva, o sistema elétrico da companhia opera dentro da normalidade. Ainda assim, a empresa alerta os consumidores para que tenham o máximo cuidado com energia elétrica e informa que alguns desligamentos terão que ser efetuados por segurança. A situação mais crítica é em Blumenau e Rio do Sul.

Fonte: Celesc

Para o sistema elétrico, mais grave que a chuva são os ventos, que jogam vegetação sobre a rede, que desliga por segurança. Segundo o presidente da empresa, Antonio Gavazzoni, a maior preocupação no momento é com a segurança dos consumidores. “Nossas equipes estão trabalhando com atenção redobrada em todo o Estado para garantir o abastecimento de maneira que não haja risco para os usuários”, diz.

Pela manhã, consumidores ficaram sem energia principalmente na Grande Florianópolis (São José, Santo Amaro, Governador Celso Ramos, Palhoça) por conta de deslizamento de barreiras que derrubaram postes. São João Batista e Canelinha também tiveram fornecimento interrompido por conta de problemas no alimentador que atende os municípios.

Blumenau e Rio do Sul enfrentam pior situação – Em Blumenau, onde se encontra o presidente Antonio Gavazzoni, a Celesc esteve reunida pela manhã com a Defesa Civil. Segundo o gerente regional da Celesc em Blumenau, Claudio Varella, alguns desligamentos deverão ocorrer por segurança. “Estamos monitorando a situação e repassando orientações à prefeitura; em alguns momentos os consumidores ficarão sem energia, mas para garantir sua própria segurança”, explica.

Em Rio do Sul, o rio que passa ao lado da agência e da loja de atendimento está transbordando, e os empregados da Celesc já se preparam para deixar o prédio. De acordo com o gerente Manoel Arisoli Pereira, a equipe também está prestando atendimento aos empregados que tiveram suas residências atingidas. “Infelizmente a previsão é que o rio continue subindo, por isso deveremos deslocar nosso atendimento no primeiro momento para o quartel da polícia militar”, explica o gerente. Segundo ele, grandes empresas da região já estão solicitando desligamentos por segurança. “Por precaução, poderá ser necessário desligar alguns alimentadores. Por isso, solicitamos a compreensão de todos e pedimos que sejam observados todos os procedimentos de segurança com energia elétrica como desligar disjuntores na possibilidade de alagamento e não tocar em fiação caída no solo”, completa.

Em caso de emergência, os consumidores devem ligar para 0800 48 0196.

Informações adicionais:
Aline Cabral