Centro Regionais serão entregues

Nesta quarta-feira o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, inaugura mais dois Centros Integrados de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD). A primeira solenidade ocorre em Tubarão, ás 10 horas, em seguida a entrega será no município de Araranguá, ás 14 horas.

Segundo o secretário, o início de atividade dos centros representa uma resposta mais rápida para a população do Sul do Estado. “O objetivo é interligar toda Santa Catarina, em Florianópolis estamos finalizando o  Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, onde a Defesa Civil irá trabalhar de forma integrada com as outras secretarias facilitando e direcionando as ações em crises”, ressaltou.

Cada centro possui cerca de 160 metros quadrados e foram construídos com nove módulos de ferro galvanizado. São estruturas auto-suficientes com a capacidade de permanecerem operacionais mesmo com falta de energia elétrica. No total foram investidos cerca de R$ 853.082,57 em cada CIGERD.

Em Tubarão, a estrutura foi construída graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil com a Polícia Militar de Santa Catarina que cedeu o terreno na Rua Padre Roberto Ladall de Moura, 116, Bairro São João. Já em Araranguá, o terreno para a implantação foi cedido pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), na Rua coronel Apolinário Pereira, 540, Centro.

WhatsApp Image 2018-03-27 at 16.57.06

Sala de situação do CIGERD de Araranguá.

O objetivo do Centro regional é integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios. O CIGERD Regional é parte de um projeto inovador baseado em referencias internacionais em funcionalidade, para que exista mais praticidade na construção de uma defesa civil assertiva.

A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando no total 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. Todos serão interligados com a base em Florianópolis, facilitando a gestão da crise e possibilita uma resposta rápida ao cidadão.