Centro Regional de Caçador e Joaçaba são entregues

Aos poucos a nova estrutura da Defesa Civil de Santa Catarina está sendo entregue. Nesta sexta-feira o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, inaugurou mais dois Centros Integrados de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) regionais.

A primeira inauguração foi no município de Caçador e a segunda em Joaçaba.  Cada centro possui cerca de 160 metros quadrados e foi construído com nove módulos de ferro galvanizado. A estrutura é auto-suficiente, ou seja, capaz permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. No local são disponibilizados equipamentos modernos, sala de reunião e situação. No total foram investidos cerca de R$ 853.082,57.

IMG 5302

IMG 5348

Junto ao CIGERD de Joaçaba também foi inaugurado o Centro de Logística da Defesa Civil  (CELOG) para o Oeste do Estado. ” O Local é estratégico e possibilita o pronto atendimento posterior a uma situação crítica levando insumos diretamente as famílias afetadas.”, ressaltou o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

IMG 5344

Segundo o secretário, a entrega dos CIGERDs representa uma resposta mais rápida para a população da Região. “O objetivo é interligar todo o Estado, em Florianópolis estamos finalizando o  Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, onde a Defesa Civil irá trabalhar de forma integrada com as outras secretarias facilitando e direcionando as ações em crises”, explicou.

Os centros inaugurados são responsáveis pelo atendimento de 26 municípios integrantes das Associações do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP) e  da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC). No total a  Defesa Civil catarinense está implantando 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. Entre os critérios usados na escolha dos locais para o CIGERD estão a recorrência de fenômenos meteorológicos, densidade habitacional e a posição geográfica da sede. Todos os CIGERDs do Estado serão interligados com a base em Florianópolis. Isso facilita a gestão da crise e possibilita uma resposta rápida ao cidadão.

IMG 5333