Centro Regional de Concórdia pronto

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, inaugura no próximo dia 22, ás 16hs, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Concórdia.

Segundo o secretário, a entrega do projeto representa uma resposta mais rápida para a população da Região. “O objetivo é interligar todo o Estado, em Florianópolis estamos finalizando o  Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, onde a Defesa Civil irá trabalhar de forma integrada com as outras secretarias facilitando e direcionando as ações em crises”, ressaltou.

O centro possui cerca de 160 metros quadrados, construído com nove módulos de ferro galvanizado. É uma estrutura auto-suficiente capaz permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Possui equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. No total foram investidos cerca de R$ 853.082,57.

A estrutura foi construída graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Secretaria Estado da Educação que cedeu o terreno. O CIGERD foi construído na rua Ângelo Poleto, 160, bairro Sunti.

Para o coordenador regional de Defesa Civil, Adilson Oliveira, estão sendo disponibilizadas ferramentas mais eficientes para ações de qualidade junto aos municípios.

O objetivo do Centro regional é integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios.

O CIGERD Regional de Concórdia atende os 16 municípios da AMAUC (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense) São eles: Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Paial, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina.

WhatsApp Image 2018-02-19 at 16.31.23

A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando no total 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. A exemplo do CIGERD Regional de Chapecó, todos serão interligados com a base em Florianópolis. Isso facilita a gestão da crise e possibilita uma resposta rápida ao cidadão.