Centro Regional de Lages é inaugurado

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, realizou a entrega do novo Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Lages. O evento, realizado na manhã desta sexta-feira contou com a presença de autoridades e lideranças locais.

No total estão sendo implantados 20 CIGERDs estrategicamente distribuídos pelo Estado. “O objetivo é interligar toda SC. A estrutura disponibilizada é auto suficiente permanecendo operacional mesmo com falta de energia e comunicação no município. Da mesma forma é capaz de estabelecer contato com qualquer estrutura em qualquer local do Brasil e do mundo a exemplo do Centro Integrado de Gestão de Riscos e de Desastres do Estado, em Florianópolis” explicou Moratelli. Com isso as atividades ocorrem de forma integrada com as outras secretarias facilitando e direcionando as ações em crises.

O centro regional foi construído com nove módulos de ferro galvanizado, totalizando possui cerca de 160 metros quadrados. Foram disponibilizados equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. Com o investimento de cerca de R$ 853.084,57 com recursos do Fundo de Proteção e Defesa Civil – FUNPDEC e do Pacto por SC. O projeto foi resultado de uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) que cedeu o terreno.

O coordenador regional de Defesa Civil, Luiz Falcão Maganin, destaca que o Centro Regional é parte de um projeto inovador onde se buscou referencias internacionais em funcionalidade através de cursos e visitas técnicas em outros países, a exemplo do Japão. “A idéia do Centro regional é justamente integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios e preparando estes, o que já e feito mas agora com uma estrutura referência que facilita ainda mais este processo”, comentou Falcão.

O CIGERD Regional de Lages atende os 18 municípios da Associação de Municípios da Região Serrana (AMURES). São eles: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim,  São José do Cerrito, Urubici,  e Urupema.  IMG 4064