Cerca de 2 mil famílias receberão “Auxílio Reação” na próxima segunda-feira

A Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania, através do Departamento Estadual de Defesa Civil, divulgou, na tarde desta sexta-feira (23),  a relação das 1902 famílias que têm direito, no mês de janeiro, ao " Auxílio Reação". O benefício financeiro, instituído pelo Governo do Estado, através da lei nº 14.606, de 31 de dezembro de 2008, é destinado às vítimas das fortes chuvas ocorridas em novembro de 2008, que tiveram suas casas destruídas ou interditadas, que não estão em abrigos públicos e que possuem renda familiar de até cinco salários mínimos.

Os beneficiados foram cadastrados pelas prefeituras municipais, que tiveram o decreto de situação de emergência homologado pelo Estado, através de um banco de dados disponibilizado pela Defesa Civil estadual. No mês de dezembro do ano passado 356 famílias tiveram direito ao auxílio, que é de seis parcelas de R$ 415,00. O dinheiro repassado as vítimas é proveniente de doações realizadas pela sociedade nas contas oficiais da Defesa Civil.

De acordo com o secretário da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, todas as famílias que têm direito ao beneficio receberão as seis parcelas. "Quem começou a receber em dezembro terá direito até maio, já quem começa agora receberá o benefício até o mês de junho", explica.

O pagamento às famílias será realizado através do Banco do Brasil, mediante a apresentação do Cadastro de Pessoa Física (CPF), do beneficiado, na agência de sua cidade. Só receberão o benefício as pessoas com o CPF devidamente cadastrado, que se enquadrem nos critérios da lei.

O diretor estadual da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, atribui o aumento de beneficiados, com relação ao mês de dezembro (de 356 para 1902 famílias), às emendas feitas na Medida Provisória que deu origem ao benefício e ao aumento de prefeituras que se empenharam no cadastro das famílias. "O auxílio foi estendido para quem teve sua residência interditada e a renda familiar exigida passou de três para cinco salários mínimos. Além disso, no mês de dezembro muitas prefeituras entraram em recesso ou estavam em fase de transição devido à mudança de alguns refeitos", afirma.

Ao todo 43 prefeituras realizaram o cadastro de famílias afetadas. A relação dos beneficiados está disponível nos sites: www.defesacivil.sc.gov.br (link Notícias) e ww.desastre.sc.gov.br (link Doações – Transparência). Famílias que possam ter ficado fora do cadastro ou que passem a ter direito ao benefício, ao deixarem os abrigos emporários, poderão ser cadastradas no mês de fevereiro pela prefeitura de seu município.

A Defesa Civil calcula que cerca de oito mil pessoas estão sendo beneficiadas com a ajuda financeira, já que cada unidade famílias tem em média quatro pessoas.

Confira a relação das famílias

(Link com: http://www.defesacivil.sc.gov.br//images/stories/2009/01/relacao_auxilio_reacao.pdf