Na última quinta-feira, 14, o Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), David Busarello, apresentou no município de Rio do Sul o andamento dos projetos de prevenção e mitigação de cheias da Bacia do Rio Itajaí. Durante o encontro, realizado no Centro de Inovação Norberto Frahm, foram apresentados os detalhes de cada iniciativa e qual o planejamento para a continuidade das ações. A reunião foi promovida pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul (CODENSUL).
“Nosso objetivo no Alto Vale foi trazer para a comunidade e lideranças que se organizaram as informações atualizadas dos projetos de prevenção e mitigação de cheias do Vale do Itajaí”, comentou Busarello. Segundo ele, foram mostrados os avanços e as questões específicas de cada iniciativa. Na oportunidade também foi apresentado o novo projeto de monitoramento hidrometeorológico de toda a bacia do Vale do Itajaí. Além das estações que farão parte do Sistema de Monitoramento, o Projeto prevê a manutenção de todas as instalações por quatro anos. Todos os dados coletados pelos equipamentos serão disponibilizados em tempo real para os municípios.
“A licitação assinaremos ainda este mês e vai representar um investimento de R$ 8,6 milhões do Governo do Estado. Estamos atuando de maneira firme e concreta na busca de soluções para a mitigação das cheias, das intempéries e das adversidades climáticas que tanto afetam esta Região”, ressaltou o Chefe da DCSC. Busarello completou dizendo que, de forma séria e transparente, o foco é solucionar os problemas existentes e trazer cada vez mais tranquilidade para esta comunidade.
“Hoje foi um dia muito importante, com a presença do chefe da DCSC e sua equipe, e pelas as ações que ele apresentou para todo o Vale do Itajaí. Realmente vimos projetos que vão se concretizar e que são um anseio da nossa população”, declarou a Presidente do CODENSUL, Alvacir Cili Comper Conte. “Sabemos que não são soluções, mas que vão mitigar bastante os problemas da Região. Isso vai fazer com que a nossa Região volte a crescer e a se desenvolver”, disse. Para Alvacir as ações que foram planejadas vão resultar em uma qualidade de vida melhor para a população.
Já o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, destacou que o encontro, promovido pelo CODENSUL, foi um momento importante. “Agradecemos a DCSC que se fez presente e que percebeu o apelo da comunidade”, disse Thomé. O prefeito completou lembrando que Rio do Sul e muitos municípios do Alto Vale tem sofrido fortemente com cheias e o Secretário trouxe informações para comunidade mostrando o andamento dos licenciamentos e dos trabalhos.
No encerramento o Chefe da DCSC, David Busarello, destacou a atuação do Governo do Estado, através do Governador Carlos Moisés, nas ações de proteção e defesa civil. “O Governador tem atuado diretamente nas ações dando apoio e toda a estrutura para que as obras aconteçam no menor tempo possível e com a maior agilidade, o objetivo é que a comunidade seja atendida da melhor forma”, finalizou.