Chefe da Defesa Civil realiza reunião com coordenadores regionais

Nesta quinta-feira (17) foi realizado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Chapecó o encontro dos coordenadores regionais da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) das regiões do Planalto Norte, Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste. O objetivo foi o alinhamento de ações com o chefe da DCSC, David Busarello.

Na fala de abertura, Busarello destacou a importância das coordenadorias regionais. Ele explicou que os encontros com os coordenadores têm o objetivo de coletar as necessidades dos profissionais e ampliar o suporte aos CIGERDs regionais. “Acredito que devemos investir nas pessoas. Nada se faz ou se constrói sozinho, cada um tem um papel importante. São os coordenadores que tem o papel fundamental junto aos municípios e conhecem a realidade pelo trabalho diário na gestão da proteção e defesa civil”, destacou. Segundo ele, o foco é construir uma laço mais forte e assim melhorar ainda mais o trabalho de mitigação preparação e resposta.

Durante o encontro cada coordenador expôs o trabalho que está sendo realizado na coordenadoria e as dificuldades enfrentadas. Da mesma forma, foi colocado em pauta o trabalho realizado no suporte dos municípios como as ações de mitigação da estiagem e de resposta a eventos meteorológicos extremos.

O coordenador regional de Joaçaba, Adair Flamia, que atende 13 municípios, expôs as atividades em andamento como a montagem de dois kits de transposição de concreto (pontes) nesta semana, nos municípios de Treze Tílias e Ibicaré. Já o coordenador da Regional da DCSC de Caçador, Anderson Veríssimo, trouxe a experiência dos eventos meteorológicos com as atividades de assistência humanitária e o apagão provocado pelas fortes tempestades registradas no mês de maio no Oeste. Na ocasião diversos municípios ficaram sem energia afetando o abastecimento de água, o serviço de comunicações e até a área produtiva.

Já o Regional de Canoinhas, Clodoaldo Ribas dos Santos, ressaltou o trabalho de apoio aos municípios da Região na atualização dos planos de contingência. “Estamos agregando experiência e conhecendo as necessidades dos municípios na busca da ampliação da resiliência”, completou o coordenador.

Ao final da reunião Busarello comentou que atualmente a DCSC é referência nacional, mas o trabalho sempre deve ser aperfeiçoado. “Estamos juntos dos catarinenses nos momentos mais difíceis. Devemos estreitar ainda mais o contato com os coordenadores municipais para preparar as estruturas de resposta e de prevenção, pois é na normalidade que nos preparamos para os momentos difíceis”, finalizou Busarello.