Chuva causa danos no Litoral Norte

Defesa Civil SC auxilia municípios na gerência do evento.

a3be64b1-a149-4717-9d92-791a6b3beedb

Foto: Divulgação SDC/SC

Chuva que caiu nas últimas horas em Santa Catarina trouxe muitos danos para alguns municípios do Litoral Norte e Norte do Estado. Ainda durante a madrugada, pancadas intensas geraram danos a moradores de diversos municípios. O mais afetado foi Bombinhas, que registrou 277 milímetros em 24 horas.

O volume de precipitação registrado em Bombinhas é aproximadamente o dobro do esperado para o mês de abril, conforme registros climatológicos do Ciram. As estações que contabilizam a pluviometria, registraram no município, 178 milímetros em apenas três horas. Isso já representa mais que o esperado para o mês inteiro.

Os municípios que tiveram registro de danos e acionaram o Estado foram Joinville, Itajaí, Porto Belo e Bombinhas. No caso de Bombinhas, a prefeitura decidiu decretar Situação de Emergência. Embora os danos ainda estejam em fase de levantamento em todos os municípios.

Informações preliminares dão conta que pelo menos cinco bairros tiveram problemas em Itajaí. Já em Bombinhas diversos pontos tiveram danos. A estimativa inicial é que 300 famílias foram afetadas. A prefeitura de Porto Belo soma 15 pessoas desalojadas, aproximadamente 500 pessoas afetadas e cerca de 100 pessoas atingidas diretamente. Na BR 101, no trecho de Itapema queda de barreira exigiu interdição da pista. Até o momento os danos mais expressivos são em vias públicas. Foram registrados deslizamentos e enxurradas nas cidades contabilizadas.

Diante do volume de chuva e danos, o secretário de Estado determinou que os Coordenadores Regionais – Coredecs de Itajaí, Eliezer Cardoso, de Brusque, Jackson Dirceu Laurindo acompanhem as situações mais graves, que foram consideradas Porto Belo e Bombinhas. Junto aos prefeitos e coordenadores locais, trabalham no levantamento de prejuízos e afetados pelas fortes chuvas registradas nas últimas 24 horas.

Maiores volumes de chuva nas ultimas 24 horas em SC. (09hs – 12/04 às 09hs – 13/04/2016):

BOMBINHAS 277 mm

NAVEGANTES 124 mm