Chuva causa pontos de alagamento nos municípios

01e319a6-8a4c-414f-8212-8bc23c919a95

Bombeiros auxiliam moradores na Avenida Paulo Schroeder, em Joinville. Foto – Divulgação

A chuva desta terça-feira, 16, causou alagamentos em alguns municípios catarinenses. Houve registros em Coronel Martins, Brusque, Blumenau, Gaspar, Presidente Nereu, Leoberto Leal e Joinville. Os coordenadores regionais da Defesa Civil SC acompanham a situação nos municípios. No primeiro momento, as equipes atenderam as famílias e pessoas que precisaram de ajuda. Um abrigo foi ativado em Gaspar. Não há mortos nem feridos. Nesta quarta-feira, 17, deve chegar mais informações sobre os atingidos.

Até às 02h da madrugada de quarta-feira, 17, havia chovido 138 mm em Joinville em 24 horas. Garuva registrou 93mm, Blumenau 101mm, Norte da Ilha de Florianópolis 86 mm, Itajaí 29mm, Leoberto Leal 31 mm e Salete 82 mm.

A chuva já estava prevista, de acordo com boletim divulgado pela Epagri/ Ciram, na tarde desta terça-feira,16. A Defesa Civil SC acompanhou a evolução do sistema e emitiu alertas de curto prazo aos moradores via SMS e redes sociais. Além dos avisos de chuva intensa e alagamento, também foi emitido alerta para deslizamento de terra para os municípios de Gaspar, Blumenau, Brusque, Guabiruba, Botuverá, Presidente Nereu, Angelina, Gov. Celso Ramos, Joinville, Itapema, Bombinhas, Salete, Florianópolis e Antônio Carlos.

O trabalho em campo das equipes da Defesa Civil deve continuar nesta quarta-feira,17. Receba alertas via SMS. Envie seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL/SC

Alagamentos/inundações: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.