Chuva deve amenizar nas próximas horas

chuvas em sc - coletiva de imprensa com governador 20140608 1743469295

Foto: James Tavares

O governador Raimundo Colombo, acompanhado de representantes da Defesa Civil e da Epagri/Ciriam, concedeu entrevista coletiva neste domingo, 8, em Florianópolis, para tratar da situação das fortes chuvas em Santa Catarina. A Região Norte do Estado é a mais afetada pelas chuvas, que devem cessar na madrugada desta segunda-feira, 9. O Médio Vale do Itajaí também foi bastante prejudicado.

“Estamos com toda nossa equipe da Defesa Civil em campo, dando resposta imediata às ocorrências, temos equipes prontas em todos os municípios. A experiência que temos com esse tipo de evento garante que todos os procedimentos já estejam sendo tomados e agora estamos acompanhando as previsões para as próximas horas, que indicam tempo bom a partir da madrugada de segunda”, destacou o governador Colombo, lembrando que desde 2011 o Governo do Estado conta com um Fundo da Defesa Civil para atendimentos emergenciais.

O diretor de prevenção da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Fabiano de Souza, explicou que os procedimentos de atendimento à população começaram a ser tomados já no início da semana anterior, quando chegaram os primeiros alertas da equipe de meteorologistas da Epapri/Ciram.

Souza afirma que os principais problemas registrados até agora são de alagamentos e deslizamentos. Até as 16h deste domingo, a Defesa Civil tinha notificações de ocorrências em 19 cidades catarinenses, afetando cerca de 2 mil famílias. Três municípios haviam decretado situação de emergência (Corupá, Rio dos Cedros e Jaraguá do Sul). O diretor explica, no entanto, que muitos dados ainda estão sendo levantados ao longo deste domingo e que a tendência é de que este número aumente significativamente nesta segunda-feira.

O meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Corrêa, explicou que o período crítico de chuvas será até 21h deste domingo. Após este horário, o volume de chuvas deve diminuir e o tempo estabiliza já na madrugada de segunda-feira. O que provocou o excesso de chuvas no período foi o deslocamento de uma frente fria sobre Santa Catarina.