Chuva forte causa danos em municípios da região Norte

voojoinvilleA Defesa Civil Estadual registrou, neste sábado (23), estragos em, pelo menos, três municípios do Norte catarinense por causa da forte chuva dos últimos dias: Joinville, São Francisco do Sul e Itapoá. Conforme documentação oficial das prefeituras ao órgão estadual, no total, são 8 pessoas desabrigadas e 314 desalojadas devido à enxurrada na região. (Foto da cidade de Joinville/Batalhão Aviação PMSC)

Em Joinville, 310 estão desalojados e oito desabrigados, conforme relatório da Defesa Civil municipal. Cerca de 85 casas foram danificadas e seis bairros foram afetados com áreas de alagamento e deslizamentos. Três casas foram danificadas e há 4 pessoas desalojadas em São Francisco do Sul, que está com 24 bairros atingidos pela enxurrada.

Em Itapoá, na entrada principal da cidade, a cabeceira da ponte sobre o rio Saí-mirim está comprometida e cerca de 8 bairros foram prejudicados com pontos de alagamento. De acordo com a Epagri/Ciram, o acúmulo de chuva no município nas últimas 24 horas é de 195mm, quase o dobro da média mensal. A prefeitura informou à Defesa Civil que deverá decretar Situação de Emergência devido à chuva.

Previsão – Conforme a Epagri/Ciram, no domingo (24), a instabilidade irá aumentar e ficar concentrada da Grande Florianópolis à região Norte catarinense. Há risco de alagamentos e deslizamentos nestas áreas.

As pessoas devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.