Chuvas provocam estragos

As chuvas registradas no último final de semana em Santa Catarina ausaram deslizamentos, alagamentos, inundações e quedas de árvores. A Secretaria de Estado da Defesa Civil, por meio das coordenadorias regionais, acompanhou a situação nos municípios. As prefeituras de Araquari, Barra Velha, Balneário Barra do Sul, Penha, Porto Belo, Navegantes e Balneário Piçarras decretaram situação de emergência no âmbito municipal. A Defesa Civil do Estado ainda aguarda o envio da documentação para análise e posterior homologação ou não dos casos.

WhatsApp Image 2019 02 18 at 10.31.43

Monitoramento no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CIGERD.

A chuva superou 300 mm em Araquari. Esses volumes representam mais do que se espera para o mês de fevereiro inteiro. Equipes da Defesa Civil seguem em alerta, porque há risco de deslizamentos de terra, especialmente no Litoral Norte, Grande Florianópolis e Médio/Baixo Vale do Itajaí.  O Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) também está auxiliando nos trabalhos.

Conforme o relatório mais recente da Defesa Civil, os municípios mais afetados foram Guaramirim, Joinville, Porto Belo, Garuva, São Francisco do Sul, Itapoá, Balneário Barra do Sul, Penha, Araquari, Barra Velha, Grão Pará, Balneário Piçarras, Armazém, Florianópolis e São José. Ao todo são 97 pessoas desabrigadas e 62 famílias desalojadas. A previsão da Epagri/Ciram indica a continuidade das chuvas, principalmente nesta segunda-feira, 18. O tempo deve melhorar a partir do final da tarde.

WhatsApp Image 2019 02 18 at 13.58.06

Ponte destruída por enxurrada no município de Armazém.

Desalojados/desabrigados

Abrigos Abertos: 02
Desabrigados: 97 pessoas
Desalojados:  62 famílias

Condições das rodovias

De acordo com o Comando de Policiamento Militar Rodoviário (CPMR), Santa Catarina tem uma estrada totalmente bloqueada e uma parcialmente bloqueada na manhã desta segunda-feira. A SC-108 no trecho entre Guaramirim e Blumenau, entre os KM 34 e 35 KM, está totalmente bloqueada em função de uma queda de barreira e de parte da pista. Há um desvio provisório no local, por estrada de chão, limitado para carros de passeio. Veículos pesados não estão passando no local.

A SC-390, na Serra do Rio do Rastro, está com acesso parcialmente bloqueado, para veículos pesados acima de 6 toneladas. O trecho afetado fica entre Bom Jardim da Serra e Lauro Müller.  O CPMR e o Deinfra estão tomando todas as medidas necessárias para minimizar os transtornos e fazer os reparos nas rodovias.

O gerente de Alerta da Defesa Civil Estadual, Frederico de Moraes Rudorff, informa que as pessoas que moram em áreas de risco devem ficar atentas a qualquer movimentação de terra e evitar transitar em áreas alagadas. Em casos de ocorrências, devem acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193. Ele também recomenda que a população acompanhe os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1h até 3 h de antecedência) na página da Epagri/CiramDefesa Civil e redes sociais.

Receba alertas via SMS. Envie seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito.

Aulas suspensas

As aulas foram suspensas em Araquari, Guaramirim, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul e Barra Velha.