Cidades catarinenses são as primeiras a aderir a Campanha Mundial da ONU no Brasil

A participação do diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, na II Sessão da Plataforma Regional de Redução de Desastres, no México, em 15 a 17 de março, proporcionou a Santa Catarina ser o primeiro estado brasileiro a ingressar na Campanha Mundial para a Redução de Desastres 2010/2011 – Desenvolvendo cidades resilientes: "Minha cidade está se preparando", da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD/ONU). As cidades certificadas serão seis: Tubarão, Rio do Sul, Itajaí, Jaraguá do Sul, Florianópolis e Blumenau. A notícia foi anunciada nesta semana.

A solenidade de entrega dos certificados de participação na Campanha Mundial vai acontecer no mês de abril, em data a ser definida, e deve contar com a participação de Margareta Wahlstrom, secretária-geral adjunta da Estratégia Internacional para Redução de Desastres, da ONU.

Segundo o diretor estadual de Defesa Civil a participação das seis cidades na Campanha vai proporcionar a troca de experiências com outros países nas ações de redução de risco de desastres. “As cidades selecionadas executam diversos trabalhos que compreendem a proposta da Campanha da ONU. É uma grande satisfação, ser o primeiro Estado brasileiro a participar, isso demonstra compromisso na proteção da sociedade catarinense.”

Para integrar a Campanha, o município precisar estar desenvolvendo 10 aspectos básicos. A lista surgiu das cinco prioridades do Marco de Ação de Hyogo – 2005/2015, cujo objetivo é aumentar a resiliência das nações e comunidades diante de desastres, visando para 2015, a redução considerável das perdas ocasionadas por desastres, de vidas humanas, bens sociais, econômicos e ambientais. 

Mais informações sobre a Campanha Mundial, no site: www.eird.org/camp-10-11/.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 e-mail: defesacivilsc@gmail.com