CIGERD de Chapecó é base para o apoio Estadual em Saúde para a Região.

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Chapecó está sendo a base operacional das ações contra o aumento de casos de Covid-19, a exemplo o planejamento para a ampliação de leitos de UTIs no Oeste. No local está atuando o Centro de Operações Integradas em Saúde responsável pelo processo de tomada de decisão e os encaminhamentos juntos as instituições envolvidas.

Nesta semana a presença do governador do Estado, Carlos Moisés, do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e do chefe da Casa Civil, Eron Giordani, diretamente do CIGERD de Chapecó foi primordial para coordenação dos trabalhos.

A estrutura oferecida no CIGERD pela Defesa Civil Estadual possibilita o funcionamento das operações em Saúde do Estado, integrando instituições e buscando soluções para as mais difíceis situações. O local possui geração de energia complementar e comunicação por dados através de fibra ótica. A estrutura está interligada ao GIGERD Estadual, em Florianópolis, onde atuam os órgãos e entidades pertencentes ao Grupo de Ações Coordenadas. Com o uso da tecnologia e a integração das entidades o Governo do Estado consegue oferecer uma resposta ainda mais rápida e resolutiva frente aos desafios impostos.

Participação do chefe da Casa Civil e do secretário da Saúde no CIGERD. Foto: Júlio Cavalheiro.

“Uma das estratégias da Defesa Civil é disponibilizar uma estrutura organizacional que possibilita a integração de todo do Estado”, destacou o chefe da DCSC, Aldo Baptista Neto. Segundo ele, o Sistema de Proteção e Defesa Civil desenvolvido em Santa Catarina é considerado destaque internacional pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e a estrutura da DCSC está a disposição de todos os órgãos do Governo do Estado. “Buscamos os melhores exemplos internacionais e adaptamos para a realidade de nosso Estado. Com o trabalho integrado e cooperado de todos os órgãos e agências estaduais, ampliamos a capacidade de preservar vidas e reduzir os prejuízos”, completou.

Reunião no CIGERD Chapecó. Foto: Júlio Cavalheiro / Secom

CIGERD Chapecó

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Chapecó, localizado junto ao Radar Oeste, entrou em atividade em 2018. O centro possui cerca de 160 metros quadrados e foi construído com nove módulos de ferro galvanizado. É uma estrutura autossuficiente e oferece equipamentos modernos. A DCSC possui 20 centros do mesmo modelo estrategicamente distribuídos no Estado.

O CIGERD Regional de Chapecó atende os 20 municípios da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). São eles: Águas de Chapecó, Águas Frias, Arvoredo, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Paial, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste.