CIGERD de Chapecó entra em operação

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Chapecó foi entregue à comunidade na manhã desta quinta-feira (22). O ato contou com a presença de autoridades e marcou o início das atividades do CIGERD na região.

O secretário de estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, destacou que o Centro vai representar uma resposta mais rápida para a comunidade. “Todo o Estado está sendo interligado em uma grande rede da Defesa Civil”, ressaltou Moratelli. Com a finalização do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Florianópolis o Estado estará pronto para qualquer adversidade.

WhatsApp Image 2018-02-22 at 12.31.12

O CIGERD é um local onde todas as esferas do Governo atuarão nas mais diferentes situações de crise. “Poderemos agir em catástrofes climáticas, ações de segurança púbica, saúde ou sanidade animal”, explicou.

O centro possui cerca de 160 metros quadrados, construído com nove módulos de ferro galvanizado. É uma estrutura auto-suficiente capaz permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Possui equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. No total foram investidos cerca de R$ 800 mil, recursos do Fundo de Proteção e Defesa Civil-FUNPDEC e do Pacto por Santa Catarina.

A estrutura foi construída graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Prefeitura de Chapecó que cedeu o terreno, junto ao Radar do Oeste.

Segundo a secretária da Agência Regional de Desenvolvimento (ADR) de Chapecó, Astrit Savaris Tozzo, é um dia que deve ser comemorado. “É uma grande conquista para Chapecó e região que vai trazer grandes benefícios. Este Centro vai ligar nossos municípios com todo o Estado”, afirmou. A secretaria finalizou lembrando que a maior função do poder público é atender da melhor forma as pessoas.

IMG 4334

O CIGERD Regional de Chapecó atende os 20 municípios da Associação (AMOSC). São eles: Águas de Chapecó, Águas Frias, Arvoredo, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Paial, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste.

A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando no total 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. A exemplo do CIGERD Regional de Chapecó, todos serão interligados com a base em Florianópolis. Isso facilita a gestão da crise e possibilita uma resposta rápida ao cidadão.