CIGERD de Maravilha foi inaugurado

IMG 4554

O novo Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Maravilha oferece ferramentas mais eficientes que garante ações de qualidade junto aos municípios. A implantação foi resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha (ADR), que cedeu o terreno.

IMG 4529

De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, uma nova política de defesa civil está sendo implantada em Santa Catarina. Moratelli afirmou que o projeto vai resultar em uma resposta mais rápida para a população da Região. “O objetivo é interligar todo o Estado em uma estrutura onde a Defesa Civil irá trabalhar de forma integrada com as outras secretarias facilitando e direcionando as ações em crises”, explicou.

O CIGERD foi construído com nove módulos de aço galvanizado, totalizando cerca de 160 metros quadrados. É uma estrutura auto-suficiente capaz permanecer operacional em situações extremas. Foram disponibilizados equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. No total foram investidos cerca de R$ 800 Mil.

“É uma estrutura preparada para a adversidade, um local para concentrar autoridades nos momentos difíceis para que as decisões sejam tomadas”, destacou o secretario da Agência Regional de Desenvolvimento Regional de Maravilha, Jonas Dall’Agnol. O Secretário aproveitou a oportunidade e agradeceu pela implantação do CIGERD na Região.

O Objetivo do Centro regional é integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios. O CIGERD Regional de Maravilha atende os 17 municípios da Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS). São eles: Bom Jesus do Oeste, Caibi, Campo Erê, Cunha Porã, Cunhataí, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Palmitos, Riqueza, Romelândia, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Saudades e Tigrinhos.

A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando no total 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado.