CIGERD Florianópolis será inaugurado

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) da Capital englobará diversos órgãos para ação em desastres no Estado.

A cerimônia inauguração do CIGERD ocorre na próxima sexta-feira (18), ás 14 horas. O local, que já é referencia internacional, faz parte do novo sistema de proteção e defesa civil que está implantado em Santa Catarina. A estrutura vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres.

A intenção da Defesa Civil é integrar os setores governamentais para o gerenciamento de crise. “Vamos interligar todo o Estado proporcionando uma resposta mais rápida para os catarinenses”, comentou o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. Segundo ele, no CIGERD todas as secretarias estarão representadas e irão trabalhar de forma integrada.

WhatsApp Image 2018-05-15 at 15.36.55

A estrutura busca agregar os esforços dos diversos setores e órgãos do Estado para o gerenciamento dos riscos e desastres e, com isso, reduzir os impactos na população em uma situação de eventos adversos.

WhatsApp Image 2018-05-15 at 15.36.53

O CIGERD é auto suficiente e foi preparado para ficar operacional e manter a comunicação com as 20 regionais da Defesa Civil, mesmo com as mais diferentes situações. No projeto foram utilizadas as maiores referências em gestão de crises e desastres do mundo. Os exemplos foram adaptados as características e necessidades de Santa Catarina. Com a entrega do CIGERD de Florianópolis o Estado está mais preparado para enfrentar situações adversas em qualquer área.

No total foram investidos para a concretização do CIGERD R$ 44 milhões, provenientes do Pacto por Santa Catarina e do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil, que é destinado apenas para essa área.

CIGERDS Regionais

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Florianópolis irá trabalhar de forma integrada com os 20 CIGERDs regionais. Estes centros foram distribuídos pelo estado com base no planejamento que levou em conta localização geográfica, população e recorrência de fenômenos da natureza. Cada Centro Regional da Defesa Civil possui 160 metros quadrados em uma estrutura feita de aço galvanizado. No local estão disponibilizadas ferramentas mais eficientes para garantir uma ação de qualidade junto aos municípios.

Todos são auto-suficiente e com a capacidade de permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidades onde foram instalados. No total foram investidos cerca de R$ 850 mil em cada estrutura.

Centros de Logísticas

Na nova política de Defesa Civil de Santa Catarina foi prevista a instalação de cinco (05) Centros de Logisticas da Defesa Civil (CELOG). Até o momento entraram em funcionamento os CELOGs de Joaçaba e Rio do Sul. Já o da Grande Florianópolis será inaugurado junto com o CIGERD de Florianópolis. O local dos dois CELOGs restantes ainda está sendo definido.

Estes locais são utilizados para armazenar itens de assistência humanitária como colchões, kits de limpeza, dentre outros materiais utilizados no atendimento imediato aos municípios atingidos por situações adversas.