Cinco Estados se unem pra fiscalizar transporte de produtos perigosos

pp

Foto: Defesa Civil SC

Operação realizada na quinta-feira (10), resultou na fiscalização de veículos que transportam produtos perigosos. A ação batizada de Diamante de Hommel, por causa símbolo utilizado em embalagens de produtos perigosos, reuniu cinco Estados do  Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Participaram da operação, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Nos cinco Estados, 792 veículos foram abordados, 121 autuados, 35 advertidos e 11 apreendidos Em Santa Catarina, pelo menos 120 veículos foram abordados, 11 advertidos e 62 autuados. No Rio Grande do Sul, 151 veículos abordados, 45 autuados e 9 apreendidos. No Paraná, a operação abordou 42 veículos, 21 advertidos, 14 autuados e 1 foi apreendido. Destaque para Mato Grosso do Sul com 21 veículos abordados e apenas 1 foi advertido. Assim como São Paulo que abordou 458 veículos, apenas 2 advertidos e 1 apreendido.

Defesa Civil de Santa Catarina atuou nos Postos da Polícia Militar Rodoviária nos municípios de Bom Jesus, Campo Alegre e Iporã do Oeste, em parceria com Policias Rodoviárias Federal e Estadual, Fundação Meio Ambiente, Conselho Regional de Química,  Vigilância sanitária,  ANTT,  Corpo de Bombeiros Militar e Comunitários, Deinfra, Secretaria da Saúde.

O objetivo é verificar se os procedimentos e os itens de segurança exigidos por lei, são respeitados pelas transportadoras e motoristas. Com a operação, é possível garantir que as pessoas que transitam pelas estradas tenham mais segurança. Também é possível verificar quais são os itens que mais têm tido problema. Dessa forma, desenvolver ações preventivas.