Colombo apresenta prioridades na prevenção de catástrofes em reunião no Ministério do Planejamento

foto_m_63366

O governador Raimundo Colombo, acompanhado do secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, apresentou as prioridades de Santa Catarina na área de Defesa Civil em reunião no Ministério do Planejamento, em Brasília, com a ministra Miriam Belchior, nesta segunda-feira, 16. O destaque dos projetos apresentados foi para as ações de mitigação das cheias na bacia do Rio Itajaí. A reunião antecipa o lançamento pelo Governo Federal do PAC Prevenção, que deve ser realizado na semana que vem.

Foto: Neiva Daltrozo / SECOM 

A ideia do governador é ver quais medidas podem ser incluídas nesse PAC das ações de prevenção que o Estado já estava encaminhando para melhorar sua defesa contra catástrofes.

O governador Raimundo Colombo não informou qual seria, em valores, a parte de Santa Catarina dentro deste novo programa federal. Mas afirmou que a reunião foi muito positiva e que o que foi apresentado pela União está dentro do esperado pelo Estado.

Esta etapa do projeto de mitigação de cheias do Rio Itajaí inclui um Centro de Monitoramento Eletrônico das chuvas e dos níveis dos rios, sete pequenas barragens em afluentes do rio Itajaí-Açu, uma barragem de porte média em Botuverá, no Rio Itajaí-Mirim, a sobrelevação das barragens de Taió e Ituporanga e um radar metereológico para antecipar a ocorrência de desastres. O custo total destas primeiras ações gira em torno de R$ 130 milhões. A abertura dos envelopes para a licitação da compra do radar está agendada para o dia 20 de agosto, em um valor estimado em R$ 8 milhões.