Comandante Militar Sul visita o CIGERD

Conhecer a estrutura do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Florianópolis foi o objetivo do Comandante Militar do Sul, General Leal Pujol, durante a visita realizada na tarde desta quarta-feira (21). A Secretaria de Estado da Defesa Civil vem se destacando nacionalmente e internacionalmente pela nova política de proteção e defesa civil colocada em prática, dentro dela, a implementação do CIGERD, único na América Latina.

“Como o Exército é partícipe, muitas vezes ajudando as autoridades municipais e estaduais em situações de crise, para nós é de extrema valia conhecer essa estrutura e  aprender o conceito da Secretaria de Estado da Defesa Civil. Da mesma forma, como poderemos participar ou apoiar com nossa experiência em prol da população do estado de Santa Catarina”, comentou o General.

Toda a estrutura foi colocada à disposição do Exército para treinamentos e operações pelo secretário adjunto da Defesa Civil, TC BM Fabiano Souza. “Sem dúvida agradecemos a disponibilização do espaço da estrutura para qualquer necessidade que o exercito venha a ter”, declarou Pujol.

WhatsApp Image 2018-03-21 at 16.57.13

O Comandante Militar Sul finalizou ressaltando que o planejamento para a implantação do CIGERD foi muito bem feito. “Nós ficamos orgulhosos que nós brasileiros, e em especial da região sul, temos um estado que está se preocupando, que está fazendo um planejamento em prol da sociedade e da população”, completou.

O CIGERD de Florianópolis está na fase final com previsão de inauguração para maio deste ano e englobará diversos órgãos em conjunto para gerenciar os desastres no Estado. O Centro faz parte do novo sistema de proteção e defesa civil e conta com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres e um Centro de Imprensa.

WhatsApp Image 2018-03-21 at 16.57.11

A intenção da Defesa Civil é integrar os setores governamentais para o gerenciamento de crise. Com isso, garantir uma resposta mais rápida ao cidadão. A estrutura busca integrar os esforços dos diversos setores e órgãos do Estado para o gerenciamento dos riscos e desastres e, com isso, reduzir os impactos na população em uma situação de eventos adversos.

“O Exército Brasileiro é um Parceiro da Defesa Civil, pode fazer parte do grupos de resposta e tem uma estrutura e um conhecimento imprescindível para os trabalhos integrados nas atividades de resposta aos desastres”, explicou Fabiano Souza. Segundo o secretário adjunto a visita do Comando Militar Sul se torna importante por dois fatores. O primeiro para estreitar os laços de parceria entre Defesa Civil e o Exército Brasileiro. Em segundo lugar para conhecer a estrutura que foi montada e o nível de tecnologia e profissionalização que o Governo do Estado vem dando para temática. “Dessa maneira podemos mostrar para o Exército que a Defesa Civil de Santa Catarina está preparada e melhorando cada vez mais os serviços que são prestados para a população”, enfatizou o secretário adjunto.

Também participaram da visita os generais de exército, Carvalho, comandante da 5ª Divisão do Exército e os de brigada, Alécio, Comandante da 5ª Região Militar, e Miranda, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada.