Combate as cheias no Alto Vale

Buscando agilidade no combate as cheias no Alto Vale do Itajaí o Governo do Estado vai realizar uma ação conjunta entre a Defesa Civil de Santa Catarina, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDE) e Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Um estudo apresentado pela SDE propõe soluções para a contenção de cheias na região, um problema grave e histórico no município. Sendo o primeiro foco o projeto de melhoramento fluvial na cidade de Rio do Sul que estava parado desde 2014.

Após a fase de licenciamento pelo IMA, a SDE deve liberar recursos na ordem de R$ 3,8 milhões para a execução das obras.

O Chefe da Defesa Civil do Estado, João Batista Cordeiro Júnior, destacou que o problema das enchentes é recorrente e um pedido histórico da população do Alto Vale. “Rio do Sul é bastante impactada pelas cheias e, diante do apelo da população, para esta questão de limpeza do rio Itajaí-Açu, resgatamos um projeto que havia sido iniciado em 2014 e, agora, passará pela análise do IMA”, lembra João Batista.

Ele também ressaltou que as ações iniciadas em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) estão em andamento. “Temos o projeto da bacia do Rio Itajaí de minimilização de efeitos da chuva onde serão construídas novas barragens e melhoramentos fluviais”, completou.

forca tarefa do governo da celeridade para projeto de contencao das cheias no alto vale do itajai 20190712 1905128856

Foto: Gustavo Amorim/SDE

Reunião entre a Defesa Civil, SDE, e IMA.

Já o Secretário Lucas Esmeraldino comentou que o Alto Vale, principalmente a cidade de Rio do Sul, espera muito por este projeto. “Seguindo as premissas do governo Moisés, em uma sinergia entre a SDE, IMA e a Defesa Civil, será dada a sequência ao licenciamento. Só quem passou por uma enchente e quem sofreu a perda de vidas e de bens materiais sabe a importância destas obras”, disse Esmeraldino.

Amandio também reforçou a importância da obra. “Em 2011, eu e uma comunidade inteira perdemos tudo em uma catástrofe e hoje me sinto privilegiado em poder, ao lado do secretário Lucas, trazer este projeto de volta que vai fazer com que os anseios da população de Rio do Sul, conhecida como a capital do Alto Vale Itajaí, tenha, de fato, o andamento acelerado e necessário para desassoriar o rio e fazer as margens. Tenho convicção que a sociedade ficará muito mais feliz e segura com o andamento destas obras”, reforçou Amandio.

O presidente do IMA, Valdez Venâncio, vê que a obra será positiva não apenas para Rio do Sul, mas também para Santa Catarina. “A SDE e a Defesa Civil nos apresentaram uma necessidade da população para o controle de cheias e reduzir os riscos na região. Por ser uma obra emergencial, ela será analisada com este perfil”, afirmou Venâncio.