Comissão de Prevenção a Catástrofes vem a Florianópolis

Nesta semana, 25 e 26, estarão em Florianópolis a Comissão Especial de Medidas Preventivas diante de Catástrofes Climáticas. Dos 48 parlamentares que formam a Comissão, 15 virão a Florianópolis para conhecer o trabalho do CEPED UFSC e a experiência da defesa civil nos trabalhos de prevenção e resposta a desastres.

Fonte: Ceped/UFSC

Serão dois dias de visita. Nesta segunda (25), às 14 horas haverá uma audiência pública no Plenário Osni Régis, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, ALESC, onde haverá debate sobre o tema da Comissão.

No dia 26, pela manhã, o grupo visita o Morro do Baú, no município de Ilhota, acompanhado de técnicos do CEPED UFSC. À tarde, a partir das 14 horas, os parlamentares se reúnem com a equipe do CEPED UFSC para conhecer os projetos em desenvolvimento e os realizados nestes 10 anos de atuação.

Sobre a Comissão
A Comissão Especial de Medidas Preventivas Diante de Catástrofes foi criada após as enchentes e deslizamentos no Rio de Janeiro, em São Paulo e Minas Gerais, no início deste ano. A instalação oficial foi no dia 16 de março.

O relator da comissão é o deputado Glauber Braga (PSB-RJ) e a mesa é presidida pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), acompanhada do 1º vice-presidente Onofre Santo Agostini (DEM-SC), do 2º vice-presidente, Jorginho Mello (PSDB-SC), e do 3º vice-presidente, Dr. Paulo César (PR-RJ).

De acordo com o relator existem mais de 100 projetos em tramitação na Câmara e no Senado, relativos à prevenção de catástrofes climáticas. Em entrevista à TV Câmara Glauber Braga disse que a Comissão vai trabalhar em três frentes para propor uma política pública de prevenção de desastres:

– analisar os projetos que já estão tramitando na Câmara e no Senado;
– ouvir técnicos e especialistas brasileiros e estrangeiros, para estabelecer um marco nas políticas de prevenção e de preparação dos estados e municípios brasileiros para catástrofes climáticas; e
– entrar em contato com as comunidades atingidas, pois entende que a solução parte de quem vivencia o problema.