Comitê da Bacia do Rio Itajaí se reúne em Blumenau

Na última quinta-feira (21) foi realizada mais uma Assembleia do Comitê da Bacia do Rio Itajaí. O evento ocorreu no auditório da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e contou com a participação de prefeitos, técnicos, coordenadores municipais de defesa civil e líderes comunitários.
Na oportunidade o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, fez uma explanação sobre os projetos de barragens que fazem parte do sistema de redução de cheias e esclareceu as dúvidas dos presentes.

WhatsApp Image 2019 03 21 at 21.22.20

Reunião na FURB em Blumenau (Foto: Flávio Jr – Secom SDC)

O Secretário destacou a continuidade de todos os projetos desenvolvidos no Estado dentre eles, as ações de fiscalização dos planos de emergência das barragens de Santa Catarina. “O Governador colocou na pauta de ações prioritárias a proteção e defesa civil”, comentou. Segundo ele, a Defesa Civil está trabalhando na resposta algumas demandas para avançar no Projeto de Contenção de Cheias. “Não só em obras novas, mas fazendo o dever de casa, no sentido de adotar medidas para o bom funcionamento do que já existe e impacta em muito a vida dos catarinenses”, destacou.
João Batista também ressaltou todo o trabalho que está sendo realizado para a solução da situação da Barragem de José Boiteux que se arrasta a décadas. “Nos debruçamos no estudo aprofundando o conhecimento sobre o caso. Neste período, já foram realizadas duas vistorias na Barragem, reuniões com o Governo Federal e busca de apoio dos parlamentares catarinenses”, disse o Secretário. Já em relação a comunidade indígena ocorreram inúmeras reuniões com os integrantes da etnia Xokleng, lideranças políticas, Ministério Público Federal, FUNAI e todos os envolvidos direta e indiretamente no problema.
O evento também contou com a presença do diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), Bruno Henrique Beilfuss, abordou o estudo sobre barragens e também esclareceu questionamentos dos participantes.