Comunicação e fakenews são temas de evento da Defesa Civil de Santa Catarina

A Defesa Civil de Santa Catarina, através da coordenadoria regional de Criciúma, realizou o evento “Mesa de Diálogo sobre Comunicação em Situações de Desastre e Combate à Fake News”. A iniciativa foi realizada no auditório da Escola Superior de Criciúma (Faculdades Esucri) e fez parte das ações da Operação Primavera 2019.

O evento contou com a presença dos jornalistas Flávio Vieira Júnior, assessor de Comunicação da Defesa Civil de SC, e do premiado Fotojornalista Guto Kuerten, e teve como mediador do diálogo o Ten. Cel. BM Gustavo Campos, Comandante do Corpo de Bombeiros de Criciúma.

A ação foi uma parceria com a Defesa Civil Municipal de Criciúma e Faculdades Esucri e teve a participação da comunidade acadêmica (professores e alunos), convidados e imprensa local.

WhatsApp Image 2019 11 06 at 11.39.57

Jornalista Flávio Júnior falou sobre a comunicação na Defesa Civil.

O diálogo buscou ressaltar a importância do trabalho profissional de comunicação com a sociedade durante eventos de riscos e desastres e as consequências, surgimento e combate às ” Fake News”.

Segundo Rosinei Cardoso, coordenador regional de Criciúma, apoiou a construção de comunidades resilientes e fortalecimento da auto proteção em situações de riscos e desastres. “Conseguimos demonstrar o poder da comunicação no processo de proteção e defesa civil. Não podemos mudar o passado, mas podemos melhorar o futuro com atitudes responsáveis e conscientes no presente e a comunicação consciente vem de encontro a este foco”, comentou.

O Jornalista Flávio Jr apresentou o processo de comunicação realizado na Defesa Civil de Santa Catarina e expôs os problemas causados com a disseminação de notícias falsas. “Temos um centro integrado, onde as informações oficiais são geradas. A preocupação é repassar informações corretas, tendo em vista que fenômenos climáticos são amplamente divulgados e muitas vezes difundidos como ‘fake news'”, destacou. De acordo com ele, os catarinenses devem procurar as informações corretas em veículos de comunicação confiáveis e principalmente nos canais oficias de informação do Governo do Estado.

WhatsApp Image 2019 11 06 at 11.39.59

Jornalista Guto Kuerten trouxe a experiência adquirida em grandes coberturas.

Já o fotojornalista Guto Kuerten falou sobre a importância de um jornalismo responsável durante as coberturas. Ele colocou em pauta a experiência adquirida durante a cobertura de eventos extremos como o desastre de 2008 quando trabalhou na região do Morro do Baú e também no trabalho de assessoria durante o enterro das vítimas do acidente aéreo da Chapecoense.  “Existe uma logística muito grande da Defesa Civil em desastres como o do Morro do Baú, por exemplo, antes que a informação oficial correta seja repassada. Então às vezes precisamos esperar a confirmação, para que as pessoas não recebam informações erradas”, finalizou.