Comunidade de Garuva recebe ponte da Defesa Civil

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DC SC), realizou a montagem de mais um kit de transposição (ponte) beneficiando a comunidade de Urubuquara, em Garuva. A estrutura substitui uma antiga ponte de madeira, sobre o Rio Cupim na Estrada Barão do Rio Branco, que foi atingida por uma forte enxurrada e prejudicando a passagem de moradores e a economia da região.

IMG 3327

A instalação do kit de transposição ocorreu em menos de duias horas. Foto: Flávio Jr, Ascom DC SC.

A ação é resultado da parceria entre a Defesa Civil Estadual e a Prefeitura. O município realizou a construção das cabeceiras e a DC SC fez a montagem do kit pré-moldado de concreto. A ponte, com dez metros de comprimento e cinco de largura, é avaliada em R$ 63.691,98.
No total são 45 famílias diretamente beneficiadas. Segundo a moradora Cleusa Pereira Ferreira de Oliveira, com a antiga ponte ela enfrentava diversos problemas. “Era bem complicado quando chovia fazia buraco na cabeceira da ponte”, relembrou. Cleusa destacou que esse é o único acesso da localidade e também para a Fazenda Esperança que trabalha na recuperação de dependentes químicos. “Era difícil. Nós precisamos deste trajeto e vai ser bom para todo mundo”, afirmou a dona de casa. Ela finalizou agradecendo o trabalho e empenho da DC SC. “Acho muito bom esse trabalho da Defesa Civil, a montagem foi bem rápida”, finalizou.
Já Sidnei de Castro Bertoni, gerente de um hotel fazenda, explicou que a nova ponte vai impulsionar a economia da região. “Era o que nós precisávamos. Vai facilitar o acesso das empresas e dos moradores, vai engrandecer o bairro e não vamos mais ter problema em dia de chuva”, comentou.
O Kit de transposição foi montado em menos de duas horas e foi projetado para permitir uma vazão maior do rio e assim suportar grandes enxurradas.

IMG 3312

Moradores acompanharam a instalação junto com o Chefe da Defesa Civil de SC. Foto: flávio Jr, Ascom DCSC.

O operário Amarildo Nunes Silveira, morador da localidade há 56 anos, contou que quando chovia a água atingia diretamente a antiga ponte de madeira. “Toda vida era um sufoco e a água arrebentava tudo. Agora essa ponte vai ajudar muito a gente. Ficou mais larga mais alta e agora a água não vai mais passar por cima. Já está melhorando a qualidade de vida da gente”, disse.
O trabalho de instalação foi acompanhado pelo Chefe da DC SC, João Batista Cordeiro Júnior. “Já foram instaladas 381 pontes em todo o estado e a previsão é que sejam entregues mais 33 kits de transposição até o final deste ano”, finalizou.