Com o objetivo de promover a reflexão das crianças e adolescentes sobre o tema cooperação e resiliência a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) promove o “Concurso de Desenhos Fortalecimento da Cooperação e Resiliência. O evento faz parte das ações alusivas aos 10 anos de ocorrência do desastre de 2008.
A SDC conta com a parceria com as secretarias municipais de educação e coordenadorias municipais de defesa civil de 19 municípios. O principal foco do concurso são as ações adotadas nos municípios pós evento ocorrido em 2008 na Região do Vale do Itajaí. Da mesma forma, estimular o crescimento de cidadãos conscientes sobre auto-proteção.
O concurso é destinado aos alunos do 7º OU 8º ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais, estaduais e particulares dos municípios participantes (Porto Belo, Bombindas, Itapema, Camboriu, Balneário Camboriu, Itajaí, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Luiz Alves, Ilhota, Brusque, Gaspar, Blumenau e São João do Itaperiú).
Como Fazer?
Os desenhos devem ter como tema “Fortalecimento da Cooperação e Resiliência” e deverão ser elaborados nas escolas participantes sob orientação de um professor responsável. As escolas receberão um certificado de participação no concurso.
O desenho deverá ser feito em papel A4, utilizando qualquer técnica de arte-final (nanquim, guache, ecoline, pastel, lápis de cor, etc). Está vedado o uso de colagens ou massa de modelar.
Os trabalhos deverão ser inéditos, autorais e enviados na versão original. A obra deve conter, no verso, o nome completo do autor, nome da escola e município. Os desenhos deve ser enviados para a coordenadoria municipal de defesa civil de seu município.
Mais informações estão disponíveis junto ao Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Itajaí e Blumenau.