II Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil será realizada em Lages

conferecia

Santa Catarina é conhecida pelas belas paisagens naturais, mas também por ações da natureza que deixam cicatrizes na história do Estado. Diante dessa uma realidade, o Governo Catarinense quer envolver a comunidade de Santa Catarina na elaboração dos novos paradigmas para minimizar os efeitos de catástrofes naturais.

O primeiro passo já foi dado, com a realização das Conferências Municipais e Intermunicipais de Proteção e Defesa Civil. As atividades locais tiveram início do no dia 06 de novembro de 2013 e vão até 15 de março. Agora é uma contagem regressiva para o evento organizado pela Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina.

A II Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil ocorre nos. dias 26 e 27 de março, em Lages na região Serrana. Mais de 500 pessoas devem participar dessa edição do evento.

Entre os participantes estão representantes da Sociedade Organizada,  Poder Público e Defesa Civil, Conselhos Profissionais e Políticos, Comunidade Acadêmica e observadores.

Nesses grupos estão inseridos os delegados que já foram definidos nas Conferências Municipais e Intermunicipais, conforme prevê o Regimento Estadual.

A comissão responsável pela organização discutiu como vão funcionar os mecanismos pré-estabelecidos pela Conferência Nacional, que será realizada entre os dias 27e 30 de maio de 2014.

A II Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil de Catarina tem como objetivos, avaliar e apresentar as diretrizes da Primeira Conferência Nacional e Assistência Humanitária, promover, incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas para a proteção e defesa civil, avaliar a ação governamental, em especial quanto a implementação de instrumentos jurídicos que tratem do assim, previsto na Lei 10. 608 de 10 de abril de 2012. Promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil também está entre os objetivos. Assim, como fortalecer e estabelecer formas de participação e controle social na implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O Tema “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”, foi definido pelo Ministério da Integração, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil que vão receber as Defesas Civis de todos os Estados da Federação entre os dias 27 a 30 de maio, em Brasília/DF.

De acordo com o Presidente da comissão Organizadora, em Santa Catarina Fabiano de Souza, os 10 princípios norteadores e as 30 diretrizes serão respeitadas na etapa estadual. “Nada será criado na II Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, assim como na Nacional. Apenas vamos definir o que é mais importante. A sociedade vai dizer como que o Poder Público atue nesse sentido.” Afirmou.