Convidados confirmam presença no 1º Workshop El Niño

Figura1

A Defesa Civil de Santa Catarina já recebeu a confirmação de presença de alguns convidados para o 1º Workshop El Niño. São órgãos Federais e Estaduais que farão parte do encontro, realizado no dia 25 de julho, em Florianópolis.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil estará presente com o Secretário nacional, Gal. Adriano Pereira Júnior. O Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet terá como participante, o meteorologista, Solismar Damé Prestes, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemadem enviará Anna Bárbara Coutinho de Melo, como representante.

Já, de Instituições que vão representar os cinco Estados participantes estão, o Mato Grosso do Sul – MS, o Paraná – PR, que será representado pelo Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Cel. Adilson Castilho Casitas, o Coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil, Cesar Benetie o Diretor Executivo do Sistema Meteorológico do Paraná – Simepar.

Do Rio Grande do Sul – RS, o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Cel. Oscar Luis Moiano e o – Meteorologista da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Flavio Varone. São Paulo também já confirmou presença. Entre os representantes do Estado do Sudeste estão o Secretário-chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel. PM José Roberto Rodrigues de Oliveira e o Diretor de Apoio, 1º Ten PM Marcelo Kamada.

Participa ainda do Workshop, Camila Gomes Martin Ramos, do Clima Tempo. A Presença David Stevens,  representante do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres – Unisdr-Crrd.

O 1º Workshop El Niño também contará com a presença de autoridades de Santa Catarina, que organizam os trabalhos. Entre os envolvidos estão colaboradores e técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina e Epagri/Ciram.

O Workshop tem como público alvo, representantes em meteorologia dos Estados convidados, do Governo Federal e dos serviços de Proteção e  Defesas Civis Estaduais. A programação é fechada. Entre os objetivos está a troca de informações de como os Estados estão se preprarando para possíveis influências do fenômeno climático.