Coordenadores estaduais de Defesa Civil se reúnem em Florianópolis

dsc04371

Na quarta-feira (15), coordenadores de Defesa Civil, de pelo menos dez estados brasileiros, estiveram reunidos no hotel Baía Norte, em Florianópolis, para tratar de diversos temas, entre eles, do alinhamento dos órgãos estaduais de Defesa Civil após a edição da Medida Provisória 494. Uma avaliação de desempenho do Conselho de Gestores de Defesa Civil dos Estados e do Distrito Federal (Congedec) também foi realizada durante o encontro.

Entre as ações do grupo em 2010 estão diversas reuniões com autoridades e integrantes de Defesas Civis para a retirada da MP 494. Segundo eles, a nova lei ignora a atuação dos Estados e o sistema Nacional nem se quer, deu voz aos coordenadores estaduais durante a discussão para criação do novo documento.

No encontro também, aconteceu a apresentação do professor Edésio Jungles, diretor geral do Centro de Estudos e Pesquisa em Desastres (Ceped/UFSC) e do engenheiro Rafael Schadeck, também do Ceped. O diretor do Ceped falou da idealização da instituição dentro da Universidade Federal, da sua estrutura e da parceria com a Defesa Civil Estadual e da Nacional. E Schadeck tratou do Planejamento Nacional para Gestão de Riscos (PNGR), que iniciou em outubro com o objetivo de produzir um sistema integrado de informação.

As reuniões ocorrem periodicamente em estados diferentes. O Congedec foi criado em 21 de setembro de 2007, durante o 2º Encontro Estadual de Coordenadores de Defesa Civil, na Bahia. Na oportunidade, 22 estados aprovaram sua criação, visando, entre outros objetivos, a articulação das ações dos gestores estaduais, o desenvolvimento de ações conjuntas e a unificação de práticas de sucesso.

dsc04367