Coordenadores regionais de Defesa Civil assumem e recebem capacitação

dsc00222

Iniciou, nesta segunda-feira (27), o programa de capacitação aos 13 coordenadores regionais de Defesa Civil. O curso terá seis módulos, de 120 horas, com ministrantes do próprio quadro da secretaria e convidados. Na abertura da capacitação, os coordenadores foram recebidos pela equipe da Secretaria da Defesa Civil e receberam materiais de apoio. Para o secretário da pasta, Geraldo Althoff, as estruturas regionais de defesa civil irão possibilitar respostas mais rápidas e eficientes aos desastres, além da utilização de recursos públicos e privados com mais responsabilidade, seriedade e comprometimento.

Nesta primeira semana, o curso segue até o dia 2 de março, em período integral. O primeiro módulo possui uma carga horário de 40 horas e contempla temas como: histórico da DC no Mundo, Brasil e SC; Normas Internacionais e a Política Nacional de DC; Sistema Nacional e Estadual de DC; Fundo Nacional, Estadual e Municipal de DC (Financeiro, Prestação de Contas, Uso do cartão, Utilização de Recursos); Estudo dos Desastres (Conceituação e classificação); Fases da administração de desastres; Histórico dos Desastres em SC; PNGR – Planejamento Nacional para Gestão de Riscos; Coordenadorias Regionais de DC: estruturação, atribuições e funcionamento; Protocolo Eletrônico; COMDECs – estruturação, atribuições e funcionamento; Princípios e características básicas do SCO; Sistema de Monitoramento, Alarme e Alerta.

Decreto
Em 13 de dezembro de 2011, o governador Raimundo Colombo assinou o decreto n° 728, que cria as 36 coordenadorias regionais de Defesa Civil (Coredecs) em Santa Catarina. Neste primeiro momento, 13 estão sendo ativadas; as outras 23 coordenadorias serão ativadas gradualmente a partir do segundo semestre. Os coordenadores regionais atuarão em todas as fases de defesa civil.

Atribuições das Coredecs: executar os programas descentralizados da Secretaria Estadual, relacionados à prevenção, preparação e resposta aos desastres, além de orientar, de acordo com as normas e a legislação em vigor, a correta utilização dos recursos materiais e financeiros disponibilizados pela Secretaria a municípios atingidos por desastres. O coordenador regional também tem a função de promover e fomentar a discussão dos assuntos relacionados à proteção e defesa civil no âmbito de sua respectiva área de abrangência.

Informações adicionais:
Fabiane Pickusch Costa