Coordenadoria Regional de Blumenau visita municípios e conhece estruturas municipais de defesa civil

prefeito_ascurra_13_mar_12

O coordenador regional da Defesa Civil de Blumenau, Sandro Roberto de Carvalho, visitou na segunda-feira (12), as estruturas municipais de Luiz Alves e Ascurra, para destacar a importância da criação das Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, assim como a integração com as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil. O coordenador Sandro é responsável pelos trabalhos nos municípios de abrangência das Secretarias de Desenvolvimento Regionais (SDRs) de Blumenau e Timbó.

De acordo com ele, “ambos os municípios demonstraram interesse em poder contar com este serviço prestado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Defesa Civil”.  Durante o encontro, o coordenador tratou ainda de assuntos como: criação do Fundo Municipal da Defesa Civil e do Cartão de Pagamento da Defesa Civil, instituído pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

A implementação do Fundo Municipal facilita o repasse de verba aos municípios no caso de desastres, além da agilidade nas ações de defesa civil. Já o Cartão de Pagamento, utilizado como projeto piloto nas chuvas de setembro de 2011 em Santa Catarina, é um crédito de transferência realizado pelo Ministério da Integração aos municípios de todo o Brasil, em situação de desastres. O objetivo é possibilitar maior transparência e agilidade na cessão de recursos financeiros federais.