Coordenadoria Regional de Criciúma participa de reunião para avaliar prejuízos em Nova Veneza

Nesta terça-feira (06), o coordenador regional de defesa civil de Criciúma, Rosinei da Silveira, acompanhou a reunião de avaliação dos danos e prejuízos causados pelo vendaval e granizo em Nova Veneza, no dia 19 de fevereiro. A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e contou com a participação do prefeito Rogério Frigo, e também presidente da coordenadoria municipal de defesa civil. O município decretou Situação de Emergência.

O município busca negociações entre os agricultores locais e o Banco do Brasil quanto à documentação de acesso ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). Conforme informações dos técnicos do município, 269 propriedades rurais foram atingidas e 161 famílias afetadas. Os prejuízos na agricultura são 3.311 hectares da produção de arroz, milho e arroz, sendo 2.661 somente de arroz. Economicamente, os prejuízos atingem R$ 9, milhões. Entre as 17 comunidades afetadas na área rural estão: Vila Maria, São Francisco, Araça, São Bonifácio, Rio Cedro Médio e Garuvinha.

Outros municípios atingidos
Nesta mesma data (19), os municípios de Criciúma e Forquilhinhas também foram impactados e registraram prejuízos. Em Forquilhinha foram afetadas 23 mil pessoas, 250 desalojados, 10 desabrigados, 500 residências afetadas e dez edificações públicas danificadas. Em Criciúma, conforme informações da defesa civil do município ficaram desalojadas 30 pessoas, 40 residências afetadas e 16 edificações públicas atingidas. Os dois municípios decretaram Situação de Emergência.