Coordenadoria Regional de Tubarão realiza diagnósticos dos municípios na região de Laguna

defesaciviltubarao  O coordenador regional de Defesa Civil de Tubarão, Carlos Moisés da Silva, visitou o secretário de Defesa Civil do município para fazer um diagnóstico das defesas civis das 16 cidades que integram a circunscrição da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL). A ação é para avaliar estrutura, gerenciamento, espaço físico, monitoramento, alerta, recursos para responder aos desastres e ações de prevenção por parte das prefeituras.

Na ocasião, o secretário da defesa civil de Tubarão, José Luiz Tancredo, prestou informações que irão para um banco de dados da Secretaria de Estado da Defesa Civil. A análise também será realizada pelas outras regionais, que servirão para dirigir políticas públicas do Governo do Estado em relação aos municípios catarinenses. Segundo Regina Panceri, gerente de capacitação, pesquisas e projetos da Defesa Civil do Estado, a previsão é para que estes diagnósticos fiquem prontos nos próximos meses. “A ideia é termos informações atualizadas sobre as estruturas das cidades para poder efetivar projetos de ampliação e prevenção, a partir das visitas dos coordenadores regionais. Acredito que em três meses vamos ter estes dados”.

Durante a visita ao secretário foi ressaltada a realização, nesta sexta-feira (23), do quarto seminário sobre a inundação que ocorreu em 1974 na região de Tubarão e vitimou 199 pessoas. Na época, o rio que dá nome ao município subiu 10,22 metros depois de dois dias de chuvas ininterruptas.