Curso de Condutores de veículos oficiais

Está sendo realizado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina a capacitação de motoristas que atuam na estrutura da Defesa Civil do Estado. O objetivo do “Curso de Trânsito para Condutores de Viaturas Oficiais” é criar um padrão de procedimentos que visam a utilização correta, consciente e legal dos veículos da instituição, evitando acidentes e infrações. As atividades iniciam com 72 alunos inscritos.

Esta é a primeira edição do Curso que será oportunizado posteriormente para outros órgãos do Estado. As atividades estão sendo transmitidas através de vídeo conferência para os 20 CIGERDS regionais.

IMG 0210

Aula inaugural com a presença do Chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior.

A formação teórica terá duração de 26 horas aula e ainda prática com veículo com tração 4X4. O currículo foi organizado em sete módulos:  Legislação de Trânsito; Primeiros Socorros; Direção Defensiva; Produtos Perigosos; Psicologia no Trânsito, Recursos de Infrações e Condução de Veículos Tracionados.

As aulas estão sendo ministradas por técnicos da Defesa Civil do Estado (DC SC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), Polícia Militar Rodoviária (PMRSC) e Polícia Militar Ambiental (PMA).

IMG 0252

A Capacitação está sendo transmitida para os 20 CIGERDs Regionais.

“A metodologia que utilizamos é participativa e interativa, permeada pela relação teórica-prática em todas as abordagens. Para isso, utilizamos a análise de situações, problemas, exercícios, estudos de caso e simulações”, explicou o Subtenente CBMSC RR Bernardo Halfeld, responsável pelo Curso.

“A importância do curso é trazer para os integrantes da Defesa Civil o conhecimento para que possam utilizar da melhor forma os equipamentos disponibilizados aos profissionais levando segurança para os condutores e para a população”, comentou o Diretor de Gestão de Educação da Defesa Civil, Coronel CBMSC RR Alexandre Corrêa Dutra.  De acordo com ele, o Curso promove uma mudança de comportamento no meio interno da Instituição que posteriormente será refletido para a comunidade.

Uma novidade é que os alunos poderão utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem do novo Ensino a Distância (EAD) da Defesa Civil de Santa Catarina. No endereço eletrônico será disponibilizado o material didático com todo o conteúdo, área de provas e a certificação do Curso.

“A Educação é um dos focos desta administração e com este curso estamos realizando um teste operacional do novo Sistema de EAD da DC SC que será lançado oficialmente no dia 22 de agosto”, completou o Chefe da Defesa, João Batista Cordeiro Júnior. Ele destacou que o foco é permitir o acesso de toda a população às capacitações e cursos.