DCSC assina ordem de serviço para instalação de radar meteorológico em Joinville

O secretário chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, David Busarello, assinou nesta terça-feira a ordem de serviço para a instalação de Radar Meteorológico banda x no Município de Joinville.
O investimento total do Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, é de R$ 5 milhões, sendo R$ 1.319.962,56 para a implantação de infraestrutura e outros R$ 3.754.437,33 para a aquisição e Instalação de Radar Meteorológico.

Com abrangência de 80 km, o radar meteorológico é uma ferramenta essencial para a previsão de curtíssimo prazo (nowcast) e emissão de avisos e alertas. Aliado com estações meteorológicas de superfície, estações de detecção de descargas elétricas, sondagens atmosféricas, modelos meteorológicos e imagens de satélite, o radar proporcionou um ganho significativo na detecção e antecipação de tempestades.

As obras terão um prazo de três meses para execução. “A aquisição deste radar faz parte da estratégia do Estado de Santa Catarina para contribuir na estruturação de uma rede de radares do Sul do Brasil que conta com outros cinco radares meteorológicos operacionais”, destaca David Busarello.

Ainda nesta terça foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de estabilização do talude às margens da rodovia SC 108, km 35,5, em Guaramirim. O valor do contrato é de R$ 2.353.909,67 e o prazo de execução de quatro 4 meses.

A assinatura contou com a presença do deputado estadual Fernando Krelling, dos coordenadores regionais de Joinville, Antonio Edval Pereira, e de Jaraguá do Sul, Oswaldo Gonçalves, e do diretor de Gestão de Riscos, Leonel Delmiro Fernandes.