DCSC e Governo Federal realizam reunião para agilizar repasse de recursos a afetados por chuvas

Equipes da Defesa Civil e representantes dos municípios afetados pelas chuvas das últimas semanas participaram de reunião de trabalho nesta terça (06), com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves e representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional.

David Busarello, secretário chefe da Defesa Civil, destacou que o encontro tem como principal objetivo reunir esforços de todas as instituições para acelerar o repasse de recursos federais aos municípios. “Estamos repassando todas as informações à Defesa Civil Nacional para a gestão documental das decretações. Assim todos os reconhecimentos de emergência são realizados e a liberação de recursos ocorre com a maior celeridade possível”, afirmou.

Boletim 059/202

De acordo com o relatório 059/2022 elaborado pelo Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil (Grac-DCSC) divulgado às 10h30 desta terça (06), o número de óbitos subiu para sete em decorrência das chuvas. Uma pessoa segue desaparecida.

Os dados repassados pelos municípios apontam para duas mortes em Palhoça e duas em Brusque. As outras mortes foram registradas em Gravatal, Navegantes e São Joaquim. Permanecem as buscas por 1 homem em São Ludgero que caiu em um córrego ao atravessar uma ponte.

Os municípios que já reportaram danos causados pelas chuvas da última semana é de 34.

A DCSC já destinou R$ 2.969.482,55 para 24 municípios. Foram entregues kits de água potável (R$ 55.788,22), cesta básica de alimentos para 7 dias (R$ 556.957,05), colchões de casal (R$ 535.673,60), colchões de solteiro (R$ 743.001,70), kit complementar de acomodação para casal (R$ 209.014,40), kit de acomodação para solteiro (R$ 387.324,60), kit para higiene pessoal (R$ 94.001,60) e kit para limpeza doméstica (R$ 387.721,38).

Danos humanos

*7 Óbitos

02 em Palhoça: 1 homem eletrocutado ao atravessar área alagada; 01 homem morreu afogado levado pela força das águas;
02 em Brusque: 1 homem veio a óbito soterrado em um deslizamento, 01 homem morreu afogado após o carro cair no rio o corpo foi localizado e hoje foi identificado;
01 em Gravatal: 1 homem faleceu por causas naturais em um abrigo;
01 em Navegantes: 1 bombeiro militar morreu afogado durante uma ocorrência de salvamento no Rio Itajaí-Açu;
01 em São Joaquim: 1 homem foi levado ao tentar atravessar a ponte do rio Pelotas;
1 Desaparecido

Acesse o relatório aqui.