Defesa Civil abre inscrições para cursos

A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) está com inscrições abertas para cursos na modalidade a distância (EAD). São os mais diferentes temas oferecidos que abordam “Proteção e Defesa Civil”, “Condução de veículos Oficiais”, “Psicologia das Emergências e Desastres” e “Sistema de Comando e Operações (SCO)”.

Os cursos são livres e os alunos realizam o percurso de aprendizagem de acordo com o tempo disponível para o estudo. Sendo na modalidade EAD as inscrições e as aulas podem ser realizadas em qualquer lugar do mundo

São fornecidos aos alunos, de forma gratuita, o conteúdo dos cursos, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ebooks, videoaulas, slides, dentre outros.

A DCSC busca levar o conhecimento para a população e para os profissionais que atuam nas mais diferentes áreas ligadas ao atendimento de emergências”, destacou o chefe da DCSC, David Busarello. Ele reforça que os cursos são pensados para atender as necessidades dos alunos de forma eficaz e que a DCSC trabalhada para a ampliação da oferta de temas.

Todos os cursos os materiais disponibilizados para os alunos foram elaborados pela equipe de EAD da Defesa Civil” comentou a gerente de Inteligência e Produção Acadêmica da DCSC, Maria Hermínia Schenkel. Segundo ela, após a aprovação nas atividades avaliativas os alunos receberão certificação emitida pela DCSC, com total de horas do curso, disponibilizada no AVA.

Confira o Ambiente Virtual do EAD da DCSC clicando AQUI.

Gravação da vídeo aula de produtos Perigosos no Centro de Informação Pública da DCSC. Foto: Divulgação.

Conheça os cursos

Proteção e Defesa Civil

O foco é oferecer conhecimentos básicos sobre as possibilidades de atuação de forma eficiente na gestão de riscos e desastres. Nas aulas são repassadas ferramentas que auxiliam a compreensão e na elaboração de estratégias de planejamento, preparação e resposta a eventos extremos buscando a mitigação dos efeitos causados nas populações afetadas por desastres.

O Curso possui 50 horas-aula e está organizado em cinco lições. São elas: Ambientação em Educação a Distância; Conhecimentos Básicos em Proteção e Defesa Civil; Gestão de Riscos; Gestão de Desastres e Gestão Administrativa, Financeira e Jurídica.

Curso para Condutores de Veículos Oficiais

O objetivo principal é aprimorar os conhecimentos relativos à condução de veículos oficiais. O conteúdo está baseado em estudos baseados nos principais assuntos relacionados a condução de veículos como. São repassadas lições sobre: Legislação de Trânsito; Direção Defensiva; Noções de Primeiros Socorros; Noções de Produtos Perigosos; Psicologia no Trânsito e Condução de Veículos 4X4. A carga horária total é de 70 horas.

Psicologia das Emergências e Desastres aplicada às ações da Defesa Civil

O curso, que será disponibilizado a partir do dia 19 de abril, é de extrema importância para os profissionais que atuam no atendimento dos mais diferentes tipos de ocorrências. Ele reúne conceitos sobre o medo e as influências que essa emoção exerce sobre a percepção de risco e perigo. Da mesma forma, identifica possíveis intervenções da Psicologia das Emergências e Desastres (PED) nas fases de prevenção, mitigação preparação, resposta e recuperação. Outro ponto importante é capacitar o aluno para avaliar os níveis de desgaste emocional e físico, antes durante e após as missões de média e de longa duração.

A carga horária total do curso é de 60 horas e as inscrições podem ser realizadas a partir do dia 19 de abril.

Sistema de Comando em Operações (SCO)

Este curso busca promover uma melhor compreensão sobre a teoria e prática do Sistema de Comando em Operações (SCO) metodologia utilizada na organização do atendimento em diversos tipos de ocorrências policiais, de atendimento a incidentes envolvendo produtos perigosos, além de salvamento e resgate.

O foco é repassar uma metodologia de atuação padronizada, baseado em boas práticas gerenciais, que permitam uma atuação mais segura, integrada e cooperativa para enfrentar as demandas e complexidades inerentes a diversas situações.

O curso está dividido em sete lições e dentre elas podemos destacar os princípios orientadores do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) e da Defesa Civil, características gerenciais e estrutura do SCO e o SCO na prática. O curso possui 70 horas-aula e as inscrições serão abertas a partir do dia 10 de maio.