Defesa Civil alinha ações com as comunidades indígenas em José Boiteux

Técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) participaram de um encontro, na última terça-feira (26), com o procurador do Ministério Publico Federal (MPF), Dr. Anderson Lodetti, e os novos caciques das aldeias localizadas no entorno da Barragem de José Boiteux. O objetivo da reunião, realizada na sede da Secretaria de Saúde Indígena em José Boiteux, foi expor para as novas lideranças os termos dos acordos firmados com os caciques anteriores para a continuidade da parceria.

Na oportunidade foram apresentadas as ações em andamento como: Construção do canal extravasor; Execução da recuperação das instalações elétricas, hidráulicas e mecânicas; Estudo de impacto socioambiental; e o Plano de Contingência decorrente da Operação da Barragem.

Encontro com as lideranças indígenas. Foto: Divulgação.

Durante a conversa as comunidades indígenas entregaram reivindicações para a inclusão no Plano de Contingência. Dentre elas: Melhorias das estradas; Transporte Interno com ônibus; Disponibilização de uma unidade móvel de emergência médica; Atualização dos cadastros para o repasse de cestas básicas; Capacitação dos caciques e agentes de saúde. Da mesma forma ficou acertada a implantação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil Indígena, iniciativa piloto no país.

No dia seguinte, dia 27, representantes da DCSC participaram de um novo encontro, mas desta vez com os prefeitos dos municípios de José Boiteux, Vitor Meireles, Itaiópolis e Doutor Pedrinho. Na reunião foi falado sobre os convênios que serão firmados para a melhoria das estradas, distribuição de cestas básicas e o transporte interno na terra indígena durante a operação da Barragem.

Agora o próximo passo é aguardar a manifestação do MPF e marcar nova reunião, que será realizada na sede da DCSC, co todos os envolvidos para tratar da operacionalização do acordo.

“A reunião foi produtiva e os novos caciques tomaram ciência do acordo de 2015 e se prontificaram a autorizar a operação da Barragem para testes e durante emergências”, explicou o assessor técnico da DCSC, Emerson Emerim.

Reunião com prefeitos da Região. Foto: Divulgação.