Defesa Civil apoia AMFRI em curso para operação de drones.

A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) está prestando apoio operacional para a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), na realização de uma capacitação sobre “Mapeamento aéreo e processamento de imagens obtidas por drones”. Participam do curso representantes das defesas civis municipais de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

O curso foi dividido em três fases. A primeira etapa ocorreu no auditório da AMFRI com o estudo de conceitos teóricos de drones como os princípios de voo, contato com o equipamento, planejamento, solicitação de voo e prática com simulador. A segunda parte foi realizada na Pista de Atletismo de Itajaí e no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres da DCSC. Nesta etapa foram desenvolvidas prática em campo, voo livre e pré-programado, além de opções de automação.

A última etapa, realizada no CIGERD Estadual em Florianópolis, está focada no mapeamento aéreo, com aplicação de conceitos básicos e processamento das imagens. Nesta fase os alunos estão utilizando a estrutura do Centro Integrado de Operações para o treinamento com softwares que interpretam as imagens aéreas.

Segundo o Coordenador Regional da DCSC de Itajaí, Daniel Bazanella Cardoso, a parceria com a DCSC está proporcionando instrumentos de qualidade e potencializando o curso. “O nosso objetivo é proporcionar qualificação para os profissionais que atuam nas estruturas municipais”, explicou Bazanella. O Coordenador Regional completou explicando que as aeronaves remotamente operadas (Drones) são uma ferramenta essencial nas ações de planejamento e monitoramento. Ele finalizou parabenizando a AMFRI pela iniciativa.