Defesa Civil assinará ordem de serviço em Presidente Getúlio

unnamed

O Secretário de Estado de Defesa Civil assina no próximo sábado (23), na Prefeitura de Presidente Getúlio, a ordem de serviço para a construção de um canal extravasor  de águas sobre o Rio Krauel.

O encontro deve contar com a presença de lideranças da região, pessoas ligadas a Defesa Civil e a comunidade.

A obra, orçada em R$ 417.037,97, deve prevenir e diminuir a cota do nível de inundação na área urbana do município, minimizando o represamento do encontro dos Rios Krauel e Índios.

De acordo com o Prefeito Nilson Stainsack, há 12 anos Presidente Getúlio tem sido castigado com enchentes que inundam grande parte da área central da cidade principalmente na confluência dos Rios Krauel e Índios, e esta ação deverá diminuir de 20 a 30% o volume de água naquela região.  “A cada forte chuva nosso município sofre com as cheias, essa medida preventiva importante deverá amenizar os efeitos das enchentes. Agradeço ao Governador Raimundo Colombo e ao Secretário Milton Hobus que atenderam prontamente ao nosso pleito, atentos as medidas de prevenção, nessa nova visão do governo”, concluiu Stainsack.

Além da abertura do canal extravasor, a obra contempla a remoção do solo, construção de diques de contenção, colocação de mantas de revestimento, contenção de taludes com vegetação e a implantação de mata ciliar numa extensão de aproximadamente 295 metros de comprimento por 235 de largura.

No mês de outubro desse ano, a Secretaria de Estado da Defesa Civil descentralizou verbas para a 14ª SDR de Ibirama que iniciou o processo licitatório. A empresa vencedora é a Baltt Empreiteira, Transportes e Terraplanagem LTDA de Balneário Piçarras.

De acordo com o secretário Roberto Ferrari (14ª SR), a obra tem prazo de 90 dias para estar concluída, mas a previsão, se as condições de clima e tempo ajudarem, é que os trabalhos sejam realizados num tempo menor.