Defesa Civil busca recurso para Barragens

Com o objetivo de agilizar demandas de Santa Catarina o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Jr, cumpriu intensa agenda na Capital Federal.

No Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) as tratativas foram para articular o repasse de recursos para a recuperação de equipamentos, obra do canal extravasor e estudos ambientais da barragem norte, localizada localizado no município de José Boiteux. Da mesma forma, foi solicitado à destinação de fundos para a construção das barragens de Petrolândia e Mirim Doce.

WhatsApp Image 2019 04 18 at 18.24.15

Reunião na  Secretaria Especial de Articulação Social.

Um importante fato foi a informação de que o projeto da barragem de Botuverá foi elencado no Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH). “Recebemos com alegria a notícia, este é mais uma passo em direção ao início da obra que depois de finalizada vai compor o sistema de prevenção de cheias no Vale do Itajaí”, comentou o Secretário. Segundo ele, estudos serão realizados para analisar a viabilidade de produção de energia e captação de água potável na futura barragem de Botuverá.

Junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) a reunião foi com o secretário de fiscalização de obras, Bruno Martinello, que esclareceu dúvidas e orientou sobre cuidados que devem ser tomados quanto à contratação integrada pelo Regime de Contratação Diferenciada, para atendimento de reconstrução no Estado de Santa Catarina.

A última atividade foi uma reunião com a coordenadora de projetos especiais, Morgana Mendes de Oliveira, da Secretaria Especial de Articulação Social onde ocorreram avanços em relação o conjunto de ações previstas para Barragem de José Boiteux. A coordenadora ressaltou que o conjunto de ações elencadas pelo Estado de Santa Catarina estão sendo tratadas como prioridade. Foi apresentado ainda ao Secretário um cronograma de reuniões e audiências com os órgãos de interesse e envolvidos no processo, tais como Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), IBAMA e FUNAI.

“Desde o início da atual administração estamos buscando agilidade em relação a José Boiteux. A Barragem é de extrema importância para a redução dos efeitos das cheias em todo Vale do Rio Itajaí. Consideramos fundamental a execução do canal extravasor, elaboração de estudos socioambientais e a recuperação de equipamentos danificados para operação da estrutura”, finalizou João Batista.