Defesa Civil catarinense participa na Suíça de encontro mundial para redução de riscos de desastres

Uma comitiva brasileira formada por sete representantes, entre eles o diretor estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, e a secretária do órgão nacional, Ivone Maria Valente, participarão a partir de terça-feira (16) da 2ª Sessão da Plataforma Global para Redução de Riscos de Desastres, que segue até sexta-feira (19), em Genebra, na Suíça. O evento reunirá 169 países que avaliarão o progresso na redução de riscos desde a primeira sessão, realizada em 2007, e definir novas estratégias.

De acordo com Márcio Luiz Alves, durante reunião realizada nesta segunda-feira (15) com países latino-americanos e outra com nações sub-desenvolvidas, foram discutidos o fortalecimento das comunidades e apresentadas experiências e estruturas de países como Equador, Peru e África do Sul. “O Brasil defende a implantação de uma Plataforma Nacional de Defesa Civil, que ainda não possui, e queremos ainda uma Plataforma Catarinense, baseada no Marco de Hyogo, um plano de ação assinado em 2005 durante conferência mundial em Kobe, no Japão”, explica Alves.

O Marco de Hyogo planeja ações até 2015 que visam a redução de riscos de desastres regional e localmente. Da mesma forma, em Genebra, o grupo ainda debateu a criação de estruturas regionais de Defesa Civil, as quais os países Andinos e do Caribe já possuem, explica o diretor do órgão estadual.

A abertura oficial da Plataforma contará com a presença do sub-secretário-geral para Assuntos Humanitários das Nações Unidas, John Holmes. Na ocasião, o Brasil convidará os países membros para a realização da 2ª Reunião Regional de Mecanismos de Ajuda Humanitária Internacional, que ocorrerá em Florianópolis entre os dias 2 e 4 de setembro.