Defesa Civil conclui quase 40 casas modulares em Xanxerê e Ponte Serrada

IMG-20150810-WA0022

Foto: Arquivo SDC/SC.

A Diretoria de Prevenção da Defesa Civil de Santa Catarina trabalha de forma incansável para finalizar a montagem de todas as casas modulares de Xanxerê e Ponte Serra, no Oeste do Estado. Até esta terça-feira, 11, a SDC já contabiliza 27 unidades em Xanxerê finalizadas e 10, em Ponte Serrada.

As casas modulares serão destinadas para famílias que perderam os imóveis durante a passagem do tornado pela região, no mês de abril. A previsão é que sejam instaladas as 72 casas em Xanxerê e as 24 em Ponte Serrada dentro de um prazo previamente estipulado que era em 90 dias.

Segundo o Diretor de Prevenção, Fabiano de Souza, cada unidade como essa possui mais de 40 metros quadrados. “As casas possuem a estrutura de dois quartos, sala/cozinha, banheiro e a lavanderia,” garantiu.

Cada casa modular custou cerca de R$ 48 mil. Para o Secretário de Estado, Milton Hobus, o projeto é inovador e garante resposta rápida, por isso já conta com apoio do Ministério da Integração Nacional. “Projetos bons são sempre valorizados e podem contar com apoio. É o caso das casas modulares que o Ministério (Integração Nacional), foi parceria na construção, com o repasse de recursos.” Disse.

Segundo o Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, o projeto é um novo modelo de resposta rápida. “Somos referência nesse processo e temos dado a resposta em tempo hábil.” Pontuou.

No entanto, é bom ressaltar que as parcerias vão além do que é realizado pela Defesa Civil e Ministério da Integração, o município tem papel fundamental na execução os trabalhos, que são gerenciados pelos coordenadores regionais.