Defesa Civil de Jaraguá do Sul investe na educação preventiva com apresentações de teatro

p1020029 A Secretaria de Defesa Civil de Jaraguá do Sul, desde outubro de 2010, procura formas de ensinar ao público infantil e jovem a ter uma percepção de risco através da educação preventiva aos desastres. Para isso, há dois anos, foi criado o Programa Encosta Legal para integrar projetos de conscientização junto à comunidade sobre os riscos de eventos como enchentes e deslizamentos, os mais frequentes na região. A Secretaria de Estado da Defesa Civil, por meio da diretoria de prevenção, apoia o projeto com a distribuição das cartilhas educativas, que são utilizadas na produção das peças.

Uma das ações desenvolvidas pelo programa é o projeto Educação Ambiental, que iniciou com palestras em colégios sobre a atuação de Defesa Civil e atualmente compõe um grupo de teatro com 20 alunos das escolas municipais Cristina Marcato e Gertrudes Milbratz. Em 2011, a o grupo atendeu 625 adultos e 1249 crianças da rede estadual e municipal de ensino. Neste ano, até o momento, foram 991 adultos e 1419 crianças que assistiram às peças de teatro.

Para a coordenadora do projeto, professora Luciana Costa, incentivar os alunos a construírem uma mentalidade de prevenção aos desastres é uma forma de educação desenvolvida a longo prazo. “Queremos que estes adolescentes cresçam com hábitos culturais que os levem a tomar decisões mais responsáveis quando adultos. É uma pequena interferência, positiva, que pode trazer ótimas resultados no futuro”. Segundo Luciana, o roteiro da peça teatral foi baseado no conteúdo das cartilhas educativas da série “Nossa Segurança”, produzidas pela Defesa Civil Estadual, e pretende, até o final do ano, apresentar a peça em todas os colégios da cidade.

O público-alvo é preferencialmente alunos do quinto ao nono ano das escolas, mas Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), professores e diretores, assim como Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) também participam. Os principais temas abordados são a importância da comunicação em momentos emergenciais, as maneiras e as fontes para se manter informado sobre ações de prevenção e de respostas a desastres, prejuízos do trote telefônico para a eficiência dos serviços prestados pela Defesa Civil, entre outros assuntos. O conteúdo é tratado através de diálogos entre personagens na encenação, com música e paineis fotográficos.