Defesa Civil de Joinville capacita novos voluntários

O curso de capacitação para voluntários, promovido pela Defesa Civil de Joinville, reuniu no sábado (18) cerca de 45 pessoas, além da equipe do órgão. A ação foi destinada aos voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) do município, dos CONSEG's e também aos voluntários cadastrados no portal Voluntários Online (IVA Florianópolis), bem como aos novos interessados.

Fonte: Defesa Civil Joinville

O evento foi gratuito, realizado na Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e contou com o apoio do Instituto Voluntário em Ação (IVA) de Florianópolis e da Secretaria Estadual da Defesa Civil.

Na abertura do evento, o gerente da Defesa Civil de Joinville, Coronel Alvir Antônio Schneider, falou sobre os aspectos gerais do órgão e a assistente social e coordenadora do IVA, Ana Mª. Warken, abordou o tema "Voluntários, a força está em suas mãos", assuntos que motivaram um intenso debate entre os participantes.

O público também pôde prestigiar uma palestra com a gerente da Defesa Civil do Estado, Cristiane Aparecida do Nascimento, que mostrou um vídeo sobre as catástrofes ocorridas em Santa Catarina no ano de 2008 e explanou sobre o assunto "Percepção de riscos". Na ocasião, também apresentou a nova estrutura do órgão em nível estadual, que recentemente se tornou Secretaria Estadual de Defesa Civil.

Entre os destaques do encontro, teve a apresentação do Craje – Clube de Radioamadores de Joinville – com o palestrante Tiago Murilo Mafra, que esteve como apoio voluntário em Ilhota em Novembro de 2008 durante a maior emergência do Estado. Tiago falou sobre sua experiência como voluntário da Defesa Civil de Joinville e, por meio de imagens, emocionou os participantes destacando a importância do voluntariado nos eventos catastróficos e como cada um pode contribuir com a comunidade.

O encerramento contemplou o assunto "NUDEC" e a nova proposta que a Defesa Civil de Joinville, com foco no trabalho à prevenção e percepção de riscos nas escolas e comunidade. Aproveitou-se a oportunidade para apresentar o novo responsável pelos Nudec's em Joinville, Guaracy Vieira, voluntário há mais de 30 anos junto aos escoteiros.

Mais informações: nudecjoinville@yahoo.com.br ou defesacivil.joinville@gmail.com

Contato:
Milton Farikoski e Guaracy Vieira