Defesa Civil de Minas Gerais visita Santa Catarina

Foi realizada nesta sexta-feira no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD) palestra ministrada pelo Coordenador Adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais (MG), TC PM Flávio Godinho Pereira. O tema foco foram as ações e os cenários que são encontrados em função das atividades de mineração e no atendimento aos desastres, a exemplo de Brumadinho.

Ele relatou as dificuldades encontradas e os detalhes técnicos da operação. Até o momento 248 corpos foram identificados e 22 pessoas permanecem desaparecidas.

“Trabalhamos as cegas devido a demora do repasse de informações, foi necessária a atuação de equipes de inteligência para a confirmação dos desaparecidos”, comentou. Segundo ele, participaram da ação 55 agências e o sucesso da operação se deve a integração das instituições.

Durante toda esta semana a comitiva mineira permaneceu em intercâmbio no Estado. “A decisão de vir a Santa Catarina foi muito acertada em função da Defesa Civil catarinense ser referência para o Brasil. Tivemos acesso a muitas experiências que não temos em MG como situações de alagamento,  inundações e diques de construção que evitam que cidades fiquem sejam inundadas”, explicou.

WhatsApp Image 2019 08 02 at 16.24.33 1

Palestra realizada pela Defesa Civil de Minas Gerais. Foto: Flávio Jr Ascom DC

Flávio Godinho agradeceu todas as instituições de Santa Catarina que deram apoio durante a crise de Brumadinho. “Santa Catarina enviou militares e cães farejadores para ajudar nas buscas e isso foi muito importante. O Povo Brasileiro é diferenciado neste sentido onde todo mundo se ajuda” destacou. Ele agradeceu a Defesa Civil de Santa Catarina que recepcionou a delegação da melhor forma.  “Em nome do Governo de Minas Gerais eu agradeço muito este Estado que foi acolhedor e estamos levando vários cases e inovações que deveremos colocar em prática”, completou.

“Primeiro tivemos a oportunidade de mostrar nossa estrutura para os técnicos da Defesa Civil de Minas Gerais e aproveitamos para trocar experiências”, declarou o Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior. De acordo com ele, a palestra sobre Brumadinho ocorreu em uma boa hora. Em Santa Catarina está sendo promovida a divulgação do Plano de Ação e Emergência das Barragens de proteção e defesa civil  e posteriormente será realizado um grande simulado par preparar a população para qualquer emergência. “Neste mês vamos acompanhar em Minhas Gerais a execução de uma simulado”, disse.