Defesa Civil de Santa Catarina apoia o Programa Protetor Ambiental

Técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) participaram, no Parque Florestal do rio Vermelho, de mais uma atividade do Programa Protetor Ambiental. O Programa é coordenado pela Polícia Militar Ambiental, trabalha com adolescentes de 12 a 14 anos e já formou mais de 6 mil alunos, em mais de 100 municípios do estado.

A parceria ocorre desde 2011 e o foco é repassar para os participantes noções sobre proteção e defesa civil. Os novos protetores ambientais participaram de forma lúdica os seguintes temas: Percepção de Risco; Plano Familiar de Emergência; Ciclo de Gestão da Defesa Civil; e estatísticas de desastres no Brasil e no Estado.

Os Protetores Ambientais são formados para contribuir na prevenção primária das agressões humanas, ao meio ambiente e para a mudança de cultura para a preservação da vida em todas as suas nuances. OS protetores, durante a formação, realizam saídas de campo, viagens de estudo, limpeza de mananciais, blitz ecológicas e atividades de cunho social com as comunidades onde vivem.

Na oportunidade foi realizada a troca de mascotes do Programa Protetor Ambiental, um Tamanduá Mirim carinhosamente chamado de “Lekinho”, com a mascote do Programa Defesa Civil na Escola e da DCSC, o “Cão Radar”. Participaram da atividade a gerente de capacitação e ensino da DCSC, Caroline Margarida, e a gerente de inteligência e produção acadêmica, Maria Hermínia Schenkel.