Defesa Civil de Santa Catarina apoia Prefeitura de Blumenau para a operação unificada do Alertablu e CEOPs

A decisão foi tomada após reunião entre o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), Aldo Baptista Neto, o prefeito de Blumenau Mário Hildrebrandt, acompanhado da Vice-Prefeita, Maria Regina, a Reitora da Furb, Professora Márcia Sarda e o secretario municipal de proteção e defesa civil, Carlos Olímpio Menestrina. O encontro foi promovido pelo pelo Município e foi realizado na sede do executivo municipal. A conversa teve como foco o serviço oferecido pelo Ceops, de medição e acompanhamento do nível do rio para a Região do Vale.

Durante a reunião ficou acordado que a Prefeitura e o Governo do Estado assumirão gradativamente a operação do CEOPS após transição e repasse de todas as informações do sistema. Foi estabelecido que a Defesa Civil do Município ficará responsável, junto com todos os Professores da Furb que estão envolvidos, por receber e unir as informações do Ceops com o AlertaBlu e repassar as informações à Defesa Civil Estadual. O prazo para a concretização da operação não ficou definido, mas todas as partes entendem a importância da questão e estão dispostas a concluir essa unificação dos sistemas o mais breve possível.

Reunião realizada na Prefeitura de Blumenau. Foto: Flávio Jr.

“A segurança das pessoas deve ser colocada em primeiro lugar. Quanto mais instituições estiverem operando dispositivos de medição estamos somando esforços para fornecer aos profissionais de defesa civil informações confiáveis para a tomada de decisão e assim vamos proteger ainda mais nossas cidades.”, destacou o chefe da DCSC.

“O objetivo sempre foi seguir dando condições de operação ao Ceops, justamente por sabermos e entendermos a importância técnica e histórica que ele e a Furb tem para Blumenau e a Região do Vale. A partir de agora a Prefeitura de Blumenau e o Governo do Estado, através das Secretarias de Defesa Civil, trabalharão para a unificação do sistema, junto com o AlertaBlu, que seguirá então sob responsabilidade operacional do Município. Nossa Defesa Civil é referência e tenho certeza que a unificação dos sistemas só tornará o trabalho de prevenção às cheias ainda melhor”, comentou o Prefeito Mário.

O Ceops tem um papel importante desde meados da década de 1980 no monitoramento hidrológico e na previsão de elevação do nível do rio durante eventos de chuva intensa na bacia do rio Itajaí-Açú. Atualmente apenas duas das 16 estações de medição do Centro estão ativas. Nos últimos anos inúmeras entidades começaram a incrementar o número de estações de telemetria na Região. Da mesma forma, em 2014, a Prefeitura de Blumenau criou o sistema de monitoramento e alerta de eventos extremos, o AlertaBlu, um órgão local para previsão e monitoramento meteorológico e climatológico, considerado exemplar pela DCSC.